16/07/2018 - Atualizado 18/07/2018 14h25min
Evento que discute vários aspectos das Américas e Caribe acontece nesta semana, na Espanha
Os resultados de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale estão representados, nesta semana, em um grande evento na Europa. O 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA) acontece até o dia 20 de julho, na Universidade de Salamanca, na Espanha, e recebe pesquisadores das Américas e do Caribe. O intuito é discutir, de forma interdisciplinar, as especificidades do continente, com análises de sua política, economia, cultura, línguas, história e pré-história.
Representando a Feevale, integram o congresso os professores Juracy Saraiva e Ernani Mügge, o doutor em Processos e Manifestações Culturais pela Instituição, Robson da Silva Constante, e a doutoranda do mesmo programa, Eliane Davila. Confira em que consistem as participações de cada um:
Juracy Saraiva: será coordenadora do grupo de trabalho Brasil, cultura, literatura, identidade(s): que país é este?. Também apresentará o artigo Diálogos entre artes: posicionamento estético de Machado de Assis.
Ernani Mugge: apresentará o trabalho Inferno provisório: violência nas relações sociais.
Robson da Silva Constante: apresentará, dentro da temática Simpósios inovadores, o trabalho, oriundo de sua tese de doutorado: Movimentos de consumo entre as convocações das revistas Atrevida e Todateen e capas produzidas por jovens alunos num produtivo encontro do ensino, extensão e pesquisa.
Eliane Davila dos Santos: apresentará o artigo Cenas enunciativas e a representação da apatia social: uma análise discursiva do conto literário Uma Vela para Dário, que tem coautoria de Fernando Simões Antunes e do professor Ernani Cesar de Freitas.