Pesquisas na área da saúde são contempladas com recursos da Fapergs | Universidade Feevale

Pesquisas na área da saúde são contempladas com recursos da Fapergs

15/06/2023 - Atualizado 13h13min

Projetos da Universidade Feevale captaram R$ 86 mil em investimentos

tamanho face

Três projetos na área da saúde da Universidade Feevale foram contemplados pelo Edital Fapergs – Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado (ARD/ARC). Por meio do recurso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) destinará R$ 86 mil para a execução das pesquisas lideradas por professores da Instituição. O objetivo do edital é viabilizar as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação em instituições científicas e tecnológicas do Rio Grande do Sul.

Os três projetos que serão desenvolvidos na Universidade contemplam novas tecnologias para diagnóstico de doenças virais em equinos, o monitoramento de doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos e o impacto do uso de hormônios em pessoas transgênero durante a transição de gênero. Na opinião do reitor Cleber Prodanov, o resultado demonstra a alta qualidade dos pesquisadores da Instituição e reforça o importante trabalho de captação de recursos para as pesquisas. “É importante ressaltar que a nossa pesquisa sempre teve a característica de ser aplicada às necessidades da sociedade, o que aproxima, ainda mais, os professores dos problemas reais”, afirma.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, destaca que é uma satisfação ver que os quadros de pesquisadores da Universidade se renovam e têm tido a capacidade de captar recursos financeiros para os projetos, mantendo a sustentabilidade do sistema de pesquisa e pós-graduação.


Saiba mais sobre cada uma das pesquisas

  • Estratégia nanotecnológica para detecção viral em sêmen equino in vitro, coordenado pelo professor Gabriel Ribas Pereira: tem o objetivo de desenvolver novas técnicas moleculares para diagnosticar doenças virais na espécie equina. Para tanto, pretende estabelecer um método com rapidez e precisão para detectar DNA e RNA viral, utilizando nanopartículas magnéticas (produzidas a partir de resíduo industrial) para investigar a prevalência de doenças infecciosas nas regiões do RS e detectar o vírus circulante de diferentes animais em campo.
  • Panorama das infecções por arbovírus em animais no Rio Grande do Sul, coordenado pela professora Paula Rodrigues de Almeida: arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por artrópodes, principalmente mosquitos e carrapatos, e seu estudo é importante para a saúde animal e humana. O projeto tem o intuito de avaliar a circulação de diferentes arbovírus em amostras de soro e de tecidos de animais, bem como de artrópodes potenciais vetores dessas doenças.
  • Efeito da terapia hormonal cruzada em pessoas transgênero sobre os níveis séricos do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e a sua correlação com a dosagem dos esteroides administrados, coordenado pelo professor Eduardo Guimarães Camargo. Tem o propósito de avaliar o impacto do uso de hormônios em pessoas transgênero em transição de gênero sobre marcadores de modulação das células cerebrais.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.