05/10/2018 - Atualizado 15h15min
Pesquisadora Zilá Bernd palestrou na Feevale
Mostra cultural encerra-se nesta sexta-feira, dia 5
Uma plateia atenta, formada por acadêmicos e professores, ouviu a pesquisadora Zilá Bernd falar na noite desta quinta-feira, 4, sobre “a poesia afro-brasileira no feminino: uma poética periférica”. A palestra, realizada no Espaço Cosmos, no Câmpus II da Universidade Feevale, integrou a programação da V Mostra Cultural Manifeste-se, que teve início na terça-feira, 2, e encerra-se nesta sexta-feira, 5.
Pós-doutora em Linguística, Letras e Artes, e autora de diversos livros, entre os quais A persistência da memória, Zilá apresentou um histórico da literatura afro-brasileira, abordando o resgate da memória coletiva, da afirmação identitária e de seu valor estético. Ela falou sobre os poetas mais representativos dos últimos anos e também da memória intergeracional e de como os escritores passaram a falar de seus ancestrais, tendência da literatura na virada do século 20 para 21.
Organizada pelos acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, a Mostra Cultural Manifeste-se instiga o diálogo, a troca de experiências e o encontro entre diferentes movimentos, estudiosos e entusiastas da cultura, com o objetivo de proporcionar visibilidade a frentes culturais diversas. Com uma proposta diferenciada, nesta edição, a mostra foi dividida em três grandes temáticas: (In)visíveis: as experiências de vida de migrantes e refugiados do Vale do Sinos; Cultura na periferia: o protagonismo da arte popular; e Resistir e existir: resistências femininas na atualidade.