Professora da Universidade Feevale Mary Sandra Guerra Ashton integra o grupo de trabalho que elaborou o dossiê da candidatura
Nesta quinta-feira, 12, a Prefeitura de Porto Alegre e o Sebrae-RS oficializam a candidatura da capital à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia, em cerimônia realizada no Mercado Público. O processo de preparação para a candidatura como Cidade Criativa contou com um grupo de trabalho, que teve a participação da professora do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale, Mary Sandra Guerra Ashton.
Para a elaboração do dossiê que irá embasar a defesa nos processos seletivos, o grupo promoveu workshops de mapeamento e de desenvolvimento sustentável do ecossistema gastronômico da cidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está à frente da iniciativa que almeja o selo mundial.
A Universidade Feevale, por meio da articulação da professora Mary, é uma das cofundadoras da Cátedra da Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas. A partir dessa expertise e de anos de atuação, a pesquisadora é referência em estudos sobre cidades criativas.
Essa experiência em economia criativa e políticas públicas contribui muito, em especial, nas articulações de propostas/ações para o desenvolvimento de projetos e apoio mútuo com cidades criativas da Unesco, tanto em âmbito nacional e internacional”, afirma Mary.
Saiba mais
A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante em seu desenvolvimento urbano, nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. No Brasil, 14 cidades integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco, sendo que, em no mundo, apenas 350 cidades receberam o título da Unesco.