Potro debilitado é tratado no Hospital Veterinário Feevale | Universidade Feevale

Potro debilitado é tratado no Hospital Veterinário Feevale

17/01/2023 - Atualizado 14h42min

Animal, que recebeu o nome de Saci, foi resgatado pela Prefeitura de Campo Bom apresentando lesões graves em uma das patas

Potro

O Hospital Veterinário Feevale (Hovet), em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, está tratando de um potro, que foi encontrado apresentando lesões no membro posterior direito além de encontrar-se em grave estado de saúde. O veterinário Mosael Taschetto, funcionário da Prefeitura, entrou em contato com o Hovet em novembro do ano passado, após encontrar o animal abandonado. O potro, que recebeu o nome de Saci, tem cerca de nove meses de idade e chegou ao hospital com uma lesão profunda no membro posterior, infecções generalizadas, alterações no hemograma e desnutrição. Na época, pesava 118 kg e hoje já está com 160 kg.

AntesAnimal foi encontrado debilitado em novembro de 2022

DepoisApós tratamento, o animal apresentou uma melhora significativa

Segundo o professor de Medicina Veterinária da Universidade Feevale, Gabriel Pereira, o animal foi medicado de imediato após sua chegada no Hovet e também foram realizados curativos urgentes para a restauração do estado clínico do animal. “Foram realizados tratamentos para, neste primeiro momento, restaurar as condições do animal e melhorar a lesão. O potro se apresentou sem o casco no membro posterior direito e o hospital o acolheu para que ele pudesse ter uma melhora significativa e um prognóstico favorável”, explica.

Após evolução no quadro de saúde nas primeiras semanas de atendimento no Hovet, o animal foi submetido a uma cirurgia para a amputação de parte do membro posterior onde encontrava-se a lesão. Este procedimento foi realizado no centro cirúrgico de grandes animais do Hospital Veterinário da Feevale. “Decidimos, em conjunto com o veterinário Mosael e com o colega veterinário Henrique Mondardo Cardoso, da Prefeitura de Canoas, realizar a amputação da região do metatarso do membro posterior do animal devido a problemas de cicatrização tecido e sangramentos frequentes. O potro não tinha condições de encostar a pata no chão. Com a amputação, o animal poderá usar uma prótese, evitando futuras infecções e com uma prognóstico favorável de vida”, afirma o professor.

O animal segue os tratamentos no Hovet, com o envolvimento e auxílio de alunos e funcionários do curso de Medicina Veterinária da Feevale, além dos monitores do setor de grandes animais do hospital. O potro receberá uma prótese doada por Lorenzo da Silva Bertoluci, dono da empresa White Mirror e irmão da aluna de Medicina Veterinária Isabella da Silva Bertoluci. O animal estará disponível para doação assim que o tratamento for encerrado e ele estiver se adaptado à prótese. Interessados na adoção do Saci devem entrar em contato com o Hospital Veterinário Feevale, pelo telefone (51) 3597-5819.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.