Primeira dissertação em cotutela entre Feevale e instituição portuguesa é apresentada | Universidade Feevale

Primeira dissertação em cotutela entre Feevale e instituição portuguesa é apresentada

22/11/2024 - Atualizado 10h06min

cotutela

Acadêmica Graziela Sarmento realizou trabalho sobre comunicação acessível e inclusiva, no âmbito do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social

Nesta quinta-feira, 21, uma acadêmica da Universidade Feevale realizou, de forma online, a primeira defesa de dissertação de mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social em cotutela com o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. A cotutela acadêmica é uma modalidade de cooperação internacional que permite a um estudante de pós-graduação obter um título de mestrado ou doutorado em duas instituições, uma no Brasil e outra no exterior. A orientação é realizada por dois professores, um na Instituição de origem e outro na instituição estrangeira.

A acadêmica Graziela Sarmento apresentou a defesa da dissertação Acessibilidade comunicativa na publicidade audiovisual: um estudo de caso. No Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, a estudante foi orientada pela professora Dinora Tereza Zucchetti; pelo Mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria, a orientação ficou sob responsabilidade da professora Carla Sofia Costa Freire.

O trabalho tem como foco um estudo de caso de uma consultoria que se dedica a produzir comunicação acessível e inclusiva. Embora representem mais de 9% da população brasileira, as pessoas com deficiência ainda encontram muitas barreiras no acesso ao mercado de consumo, pois esse público está representado por apenas 1,2% de peças publicitárias. Após a análise de filmes publicitários realizados pela consultoria a partir de necessidades da agência contratante para seus clientes, além de entrevistas com os profissionais e avaliação dos feedbacks entre as equipes, chegou-se à conclusão de que a necessidade desse tipo de serviço está relacionada com uma validação social pontual. “Ainda há um importante caminho a se percorrer rumo à conscientização da acessibilidade”, afirma a pesquisadora, no documento.

Conforme Graziela, para além de pesquisar um tema tão importante, a obtenção de um título em cotutela é uma conquista para a vida. “O programa de dupla titulação significa mais do que desenvolver uma pesquisa. No meu caso, ele me ajudou a desenvolver habilidades interculturais. É uma forma de repensar a forma de fazer pesquisa e enriquecê-la”, afirma. “O tema é extremamente relevante, tendo sido avaliado por uma banca examinadora composta por uma professora brasileira e duas portuguesas. É um trabalho de alto impacto social”, concorda a orientadora da acadêmica na Feevale, professora Dinora Zucchetti.

Oportunidade de realizar mestrado ou doutorado em cotutela

A coordenadora do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale, Rosemari Lorenz Martins, explica que o acordo com o IPL para a cotutela acadêmica foi firmado em 2019, oferecendo desde então essa opção aos acadêmicos. “A defesa da dissertação de Graziela em cotutela é muito importante para nós, porque se constitui como o resultado de uma cooperação acadêmico-científica entre a Feevale e o IPL, como forma de fortalecer uma parceria de muitos anos, agregando valores não só para a mestranda, mas para todo o programa”, esclarece.

Na cotutela, o estudante pode ampliar seus conhecimentos, por meio do acesso a novos conhecimentos e metodologias, mas, principalmente, pelo diálogo entre duas culturas, e isso solidifica a internacionalização do PPG. Para a aluna e os demais que usufruirão da cotutela futuramente, trata-se de uma excelente oportunidade de obter o título tanto no Brasil quanto no país parceiro, intensificando, dessa forma, a produção de conhecimento multicultural e as oportunidades de atuação”, conclui Rosemari.

Mais informações sobre o PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social podem ser obtidas no site www.feevale.br/pgdiversidade.

Sobre o Instituto Politécnico de Leiria

O IP Leiria é uma instituição pública de ensino superior que iniciou a sua atividade em 1980. Está presente na região de Leiria e Oeste (Portugal), por meio das suas cinco escolas superiores, localizadas nas cidades de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde), Caldas da Rainha (Escola Superior de Artes e Design) e Peniche (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar). Conta com 14.500 alunos, sendo 1.600 internacionais. A Universidade Feevale possui convênio com o IP Leiria desde 2009.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.