Oficinas, oferecidas pela Universidade Feevale, são gratuitas à comunidade
Com participação superior a 90 voluntários e mais de 500 pares de sapatos doados em 2019, o projeto social da Universidade Feevale, Pró-fábrica - Sapateiros do Bem , inicia os trabalhos de 2020. O projeto está com inscrições abertas para os dois primeiros módulos do ano: Modelagem e confecção de bolsas a partir do reaproveitamento de materiais e Corte de calçados. As oficinas, voltadas à comunidade, são gratuitas e acontecerão na sala 104 da Oficina Tecnológica – prédio 10, no Câmpus II da Feevale.
O módulo Modelagem e confecção de bolsas a partir do reaproveitamento de materiais acontecerá entre 7 de março e 30 de maio, aos sábados, das 9h15min às 12h. Já Corte de calçados será realizado de 10 de março a 7 de abril, nas terças e quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail profabrica@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9047, até um dia antes do início das atividades.
Confira abaixo mais informações sobre os módulos
Modelagem e confecção de bolsas a partir do reaproveitamento de materiais
- Introdução e caracterização da atividade de modelagem de bolsas
- Premissas da sustentabilidade relacionada a resíduos sólidos
- Identificação das partes básicas das bolsas
- Desenvolvimento de habilidades para o corte manual
- Modelagem de bolsas com vistas ao reaproveitamento de materiais
- Confecção de protótipos de bolsas a partir de materiais alternativos
- Corte, costura e montagem de bolsas com materiais alternativos
Corte de calçados
- Contexto do setor de corte
- Tipos de materiais
- Corte manual
- Corte a balancim (hidráulico e ponte)
- Corte automatizado (CAD)
- Economia de materiais e produtividade
- Preparação e manutenção de ferramentas, facas, navalhas etc.
- Problemas mais comuns
- Práticas de corte manual
Sobre o projeto
Realizado por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o projeto conta com a coordenação do professor do curso de Engenharia da Produção, Roberto Affonso Schilling. É voltado tanto para pessoas da comunidade, que necessitem de um espaço de qualificação e aperfeiçoamento profissional, quanto para acadêmicos da Feevale, especialmente dos cursos de Engenharia, Design e Moda, para que possam aplicar conhecimentos obtidos nos cursos. Os calçados consertados na oficina, oriundos de doações, após a reforma são repassados à comunidade.