Projetos selecionados pela curadoria compõem exposição que tem início nesta sexta-feira, 6, e segue até o dia 20 de dezembro, em Aracaju
Crédito: Augusto Luís dos Santos
A Universidade Feevale está representada na 14ª Bienal Brasileira de Design, evento que reconhece os melhores projetos desenvolvidos por profissionais e estudantes da área. O professor Marshal Becon Lauzer, que coordena os cursos de Design, Moda e Design Gráfico da Instituição, foi convidado a integrar o corpo de jurados da premiação e auxiliar na seleção dos projetos destaque. Tais trabalhos estarão expostos, a partir desta sexta-feira, 6, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju.
Lauzer afirma ter ficado contente com o convite para participar de um evento que é tão significativo para a área do Design no Brasil. “É muito importante para mim, tanto pessoalmente como profissionalmente. Poder estar lá como coordenador de cursos na Feevale é fundamental para que o nosso nome apareça cada vez mais em eventos nacionais”, afirma.
A Bienal apresenta projetos em 15 categorias, que abrangem desde identidades visuais e embalagens até tipografia, design editorial, design lúdico e trabalhos acadêmicos. Além de serem expostos durante o evento, os trabalhos expostos farão parte de um catálogo especial. A 14ª Bienal Brasileira de Design é organizada pela ADG Brasil. A exposição pode ser visitada, gratuitamente, até 20 de dezembro, das 10h às 18h.
Projeto de acadêmico da Feevale está entre os selecionados
O projeto Homônimos Visuais, de autoria do acadêmico Augusto Luís dos Santos, do curso de Design da Feevale, foi um dos selecionados na categoria Projetos Acadêmicos. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Design de Superfície, sob orientação da professora Ana Paula Steigleder. Atendendo a um briefing, que demandava a utilização de técnicas mistas para a criação de uma estampa local, o estudante desenvolveu seis cartazes, usando objetos do cotidiano e textos, que foram escaneados, fotografados, impressos, pintados e escaneados novamente, para compor as estampas.
Homônimos Visuais buscou unir objetos manuais simples com textos técnicos de manuais e bulas, explorando o conceito do que é manual. Objetos serviram como ilustrações e textos formaram o corpo dos cartazes. O projeto destacou a importância da experimentação no design, mostrando que é possível obter resultados inovadores para além das telas digitais.