24/01/2019 - Atualizado 14h10min
Atividades integram o IP Smart 2019, em que alunos de diversos países desenvolvem produtos com design diferenciado e inteligentes
O professor André Conti Silva, da Universidade Feevale, participa do IP Smart 2019 – Smart Products and Product Development. O intensivo acontece, durante duas semanas entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, no câmpus em Riihimäki da Häme University of Applied Sciences (HAMK), na Finlândia. É ministrado no idioma inglês por professores de universidades parceiras da HAMK para equipes formadas por estudantes de engenharia da instituição finlandesa, com participação de um intercambista russo.
O programa é voltado para o desenvolvimento de tecnologias e, neste ano, Conti foi convidado a dar aulas para conduzir o processo criativo dos alunos com sessões de Design Thinking. No final, eles desenvolverão robôs para participarem da competição Amazing Robotic, organizada pela Sociedade Finlandesa de Eletrônica e Tecnologia da Informação. “Os times participantes apresentarão o seu trabalho em uma exibição aberta em Helsinki em novembro, sendo que o time vencedor ganha um prêmio de 10 mil Euros”, explica o professor.
Conforme Conti, as aulas são divididas entre as temáticas técnicas - específicas da engenharia e ministradas por professores finlandeses e alemães - e a preparação do projeto com aulas de Design Thinking - que são as lecionadas pelo docente da Feevale. “Serão duas semanas de criação e projetos eletrônicos ocorrendo em paralelo. No final delas, os alunos terão suas visões de projeto apresentadas e discutidas pelo grande grupo, e terão até abril para desenvolver seus projetos com maior profundidade, apresentando os protótipos na Alemanha. Lá, ocorrerá a segunda etapa do IP Smart, com o objetivo de consolidar os projetos em produtos finais, que serão levados para o evento final do Amazing Robotics, na Finlândia.
De acordo com Conti, as aulas estão sendo chamadas de design de “sessões de projeto”. “Isso porque fazemos, sempre, uma abertura com a explicação de aspectos teóricos do design e, em seguida, utilizamos ferramentas e processos para projetar cada uma das etapas dos robôs. É bem interessante perceber que os estudantes se apropriam bastante rápido do modelo de projeto do Design Thinking, já que é orientado pelo desafio e pela colaboração, aos moldes do ensino finlandês e do que viemos praticando nas disciplinas de projeto da Feevale”, afirma.
Busca por novos projetos em conjunto
Na última quarta-feira, 23, o docente da Feevale esteve no Câmpus da HAMK em Hämeenlinna. A visita teve o objetivo de buscar modelos de aproximação entre nossas pesquisas e as empresas do Brasil e da Finlândia. “A ideia é, aos poucos, captar projetos das empresas para que eles possam ser desenvolvidos em parceria com as universidades, aproveitando a expertise de professores e a infraestrutura de laboratórios. Isso facilitaria o trânsito de tecnologias e negócios não só entre empresas e universidades, mas internacionalmente, entre Finlândia e Brasil”, completa Conti.
Sobre o IP Smart
O IP Smart - Smart Products and Products Development consiste em um curso intensivo de duas semanas, que visa desenvolver produtos com design diferenciado e inteligentes. É ministrado no idioma inglês por professores de diferentes países para equipes formadas por estudantes, também, de diferentes países. Após essa etapa, encontros a distância serão realizados para dar continuidade aos projetos propostos pelas equipes. A Universidade Feevale participa do IP Smart desde 2013, na HAMK University. Saiba mais em www.feevale.br/intercambio.