Alisson Coelho recebeu reconhecimento pelos mais de 15 anos dedicados à prática, ensino e pesquisa do Jornalismo
Principal distinção dada a jornalistas do Rio Grande do Sul, a medalha Alberto André foi entregue pela Associação Rio-Grandense de Imprensa (Ari) nesta segunda-feira, 7. Entre os homenageados nesta edição está o professor e coordenador dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Turismo e Gastronomia da Universidade Feevale, Alisson Coelho, que recebe o reconhecimento pelos mais de 15 anos dedicados à prática, ensino e pesquisa do Jornalismo. Além dele, outros 10 profissionais receberam a medalha, em evento realizado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre.
A Medalha Alberto André reconhece a trajetória de jornalistas que contribuíram para a imprensa gaúcha em áreas como impresso, rádio, televisão, assessoria de imprensa e fotografia. O prêmio leva o nome do jornalista, professor, advogado, político e escritor que presidiu a Ari por 34 anos.
Formado pela Feevale, Coelho tem pós-graduações em áreas como jornalismo digital, economia política dos meios e jornalismo esportivo. Realizou mestrado e doutorado em Comunicação, além de ter pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). “É uma honra e uma responsabilidade receber esse reconhecimento. Amo o jornalismo, sou um defensor dessa profissão e um apaixonado por informação. Espero poder contribuir, pelo menos um pouco, com o jornalismo gaúcho, seja na prática, no ensino ou na pesquisa”, afirma.
Anualmente, a Ari homenageia profissionais com relevantes serviços prestados ao jornalismo gaúcho. Além da trajetória acadêmica, Alisson Coelho é co-fundador do estúdio criativo Deixa a Vírgula. Em sua carreira, tem passagens pelas principais redações gaúchas, dentre elas os grupos RBS, Record e Sinos. Atuou em assessorias de imprensa e agências de reputação, gerindo projetos de comunicação nas áreas de negócios, esportes e cultura. Em 2015, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, o mais relevante do país na área.
O presidente da Ari, José Nunes, destaca que a homenagem aos profissionais evidencia o quanto o trabalho é fundamental para a valorização do exercício do jornalismo. “Em um cenário muitas vezes adverso, é encorajador ver que esses jornalistas continuam atuando com ética e profissionalismo”, afirma.
Os homenageados
Os 11 profissionais que receberam a medalha em 2025 são:
- Alisson Coelho, coordenador dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo da Universidade Feevale
- Ana Amélia Lemos, jornalista e ex-senadora da República
- Analice Bolzan, diretora do Departamento de Relações Públicas do TJRS
- Antônio Oliveira, ex-presidente do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS)
- Elmar Bones, editor-chefe e proprietário do Jornal JÁ
- Fernando Zanuzo, jornalista apresentador na Rádio Bandeirantes
- Gabriela Mendonça, gerente de Comunicação na Aegea Regional Sul
- Ricardo Chaves, jornalista fotográfico
- Mary Silva, repórter da RBS TV
- Romar Beling, gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta
- Tânia Moreira, secretária de Comunicação de Santa Maria