25/09/2018 - Atualizado 09h40min
Mary Sandra Guerra Ashton
Intitulada Cidades Criativas: vocação e desenvolvimento, a obra foi organizada pela professora da Universidade, Mary Sandra Guerra Ashton
A professora e pesquisadora da Universidade Feevale, Mary Sandra Guerra Ashton, lançou o livro Cidades Criativas: vocação e desenvolvimento durante o XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (Anptur), que aconteceu em São Paulo, entre os dias 19 e 21 de setembro. A obra, organizada por Mary Sandra, aborda o contexto conceitual de cidades criativas; a criação da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco e as cinco cidades brasileiras membros da Rede Unesco até 2016.
O projeto de pesquisa Cidades Criativas e Turismo: análise das dinâmicas de produção e consumo turístico e seu reflexo e desenvolvimento, vinculado ao mestrado em Indústria Criativa, teve fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A obra está estruturada em duas partes: Parte 1 – Cidades criativas, rede Unesco e desenvolvimento; e Parte 2 – Territórios criativos, cooperação técnica e incubadoras criativas, que contou com a participação de pesquisadores da equipe de pesquisa Magnus Luiz Emmendoerfer, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Edegar Luis Tomazzoni, da Universidade de São Paulo (USP).
Além deles, a obra tem textos de Raul de Sousa Nunes e Alexandre Dias Stroher, mestres em Indústria Criativa pela Feevale e da professora Vânia Gisele Bessi, além de contar com a colaboração de acadêmicos bolsistas de Iniciação Científica Feevale. A Universidade recebeu exemplares do livro, que estão disponíveis para empréstimo no acervo da Biblioteca.