22/05/2018 - Atualizado 13h18min
Marcia Blanco Cardoso
Marcia Blanco Cardoso representará o projeto social O mundo em NH: migrantes e refugiados, uma questão de Direitos Humanos
A coordenadora do curso de História da Universidade Feevale, Marcia Blanco Cardoso, representará o projeto social O mundo em NH: migrantes e refugiados, uma questão de Direitos Humanos no II Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos, promovido pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. Marcia participará da mesa-redonda Relato de experiências em projetos de extensão universitária destinados a atender às demandas de imigrantes, na próxima terça-feira, dia 29, das 8h30min às 11h30min.
O intuito do seminário é proporcionar um espaço de discussão entre especialistas de diferentes áreas do conhecimento; refletir sobre as consequências do fenômeno migratório e suas implicações no âmbito das cidades e países nos quais eles ocorrem; e analisar os impactos sociais e culturais das migrações e suas relações com os direitos humanos. O evento abordará, também, questões de gênero, identidade, etnicidade, relações de trabalho, saúde das populações migrantes, bem como as políticas públicas que atingem as populações vulneráveis.
Sobre o projeto
O mundo em NH tem como objetivo promover uma cultura de paz e tolerância por meio do acolhimento e inserção social de grupos de estrangeiros e da articulação de ações educativas voltadas aos Direitos Humanos. Com oficinas de Direito, História, Letras e Psicologia, o projeto contribui para a construção de uma sociedade que exerça cotidianamente sua cidadania. As atividades contam com professores, bolsistas e voluntários que realizam aulas no Câmpus I da Feevale com o intuito de integrar os migrantes e refugiados com a comunidade acadêmica. Mesmo que o francês seja o idioma predominante dos 35 estrangeiros participantes dos encontros, todas as oficinas acontecem em português para instigar o diálogo entre os refugiados e migrantes. As atividades são gratuitas e acontecem nas quartas-feiras, com atendimento jurídico, das 16h às 18h30min, e oficinas, das 19h30min às 22h.