Professora de Medicina da Feevale pesquisa técnicas inovadoras de cirurgia pediátrica nos EUA | Universidade Feevale

Professora de Medicina da Feevale pesquisa técnicas inovadoras de cirurgia pediátrica nos EUA

28/07/2023 - Atualizado 14h11min

mariana

Mariana Orlandini retorna com mais conhecimentos após período de doutorado-sanduíche na Ohio State University

A qualidade do corpo docente do curso de Medicina da Universidade Feevale pode ser demonstrada, também, a partir das suas experiências internacionais. Depois de nove meses de doutorado-sanduíche na Ohio State University (OSU), nos Estados Unidos, a professora Mariana Orlandini retorna à Instituição com mais conhecimentos adquiridos na sua área de especialidade: a cirurgia pediátrica minimamente invasiva.

Entre novembro de 2022 e julho deste ano, Mariana acompanhou o dia a dia do serviço de Cirurgia Pediátrica do Nationwide Children’s Hospital. Durante o doutorado-sanduíche, realizado juntamente com a Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a professora realizou uma pesquisa sobre treinamento de habilidades de cirurgia minimamente invasiva utilizando simuladores.

Modelos de simulação em Cirurgia de Acesso Mínimo (Cirurgia Minimamente Invasiva ou MIS) no treinamento de procedimentos na área da saúde têm ganhado espaço, sendo utilizados desde a graduação”, explica Mariana.

No hospital, a professora observou atendimento a pacientes em consultas, assistiu pacientes internados, acompanhou procedimentos cirúrgicos diários com tecnologias inovadoras – como cirurgias robóticas em crianças – e, ainda, participou de discussões multidisciplinares. Por meio do estudo, será avaliada a aquisição de habilidades videocirúrgicas por médicos e estudantes de Medicina, após treinamento em caixas simuladoras com dimensões neonatais. “Também investigamos os potenciais benefícios desse treinamento”, diz Mariana.

A pesquisadora se debruçou, especificamente, nos diversos projetos da Ohio State University que utilizam simuladores para cirurgias fetais com técnicas minimamente invasivas. Mariana também ministrou aulas aos acadêmicos de Medicina norte-americanos enfocando treinamento de procedimentos cirúrgicos laparoscópicos, com a utilização de simuladores desenvolvidos em parceria com a Storz (empresa renomada mundialmente no segmento).

Para Mariana, o fato de possuir a vivência em uma universidade como a OSU, cujo curso de Medicina foi criado em 1914, tendo formado mais de 20 mil médicos, é motivo de orgulho. “Muitas patologias e tratamentos estudadas por nós ao longo do tempo foram descritas pela primeira vez por professores dessa universidade. Me sinto lisonjeada por poder trocar experiências sobre objetos de aprendizagem com docentes americanos e ter tido a oportunidade de ministrar aula para os estudantes dessa importante universidade. Trago na bagagem conhecimento técnico, cultural e inovador”, afirma. Conhecimento que, de acordo com a professora, com certeza será compartilhado com os acadêmicos da Feevale.

Sobre Mariana Orlandini

É graduada e mestre em Medicina, além de especialista em Videocirurgia e em Cirurgia Pediátrica. A experiência de doutorado-sanduíche na Ohio State Univesity - Nationwide Childrens Hospital foi possível por meio de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua na assistência a pacientes pediátricos da região do Vale do Sinos e leciona as disciplinas de Anatomia Humana e Prática Cirúrgica no curso de Medicina da Universidade Feevale.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.