Atividade segue até sexta-feira, 14, no Câmpus II da Universidade
Teve início nesta segunda-feira, 10, e segue até sexta-feira, 14, o Encontro Geral de Professores 2023/02 da Universidade Feevale. Esta edição, que tem como tema Curadoria e cooperação docente, conta com atividades práticas e colaborativas, em grupos de trabalho customizados pelos Institutos Acadêmicos. As ações acontecem no prédio Vermelho, Câmpus II, em diferentes horários.
Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio do Núcleo de Apoio ao Ensino e Aprendizado (Naep), o encontro aborda, entre outros assuntos, os Objetos de Aprendizagem (OA). Com a expansão das tecnologias, a Feevale vem investindo em novas plataformas e recursos educacionais, buscando subsidiar as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos, garantindo, assim, seu compromisso com a qualidade da educação. Recentemente, a Instituição adquiriu um conjunto de soluções integradas à plataforma Feevale+, incluindo laboratórios virtuais e objetos imersivos.
A pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, lembra que hoje há um mundo de recursos digitais e conteúdo à disposição. “O desafio desse novo contexto é saber selecionar o que é importante para o objetivo do curso, para o desenvolvimento das competências discentes e, ainda, para que a aprendizagem seja ativa, significativa e engajadora”, afirma.
O coordenador do Núcleo de Apoio ao Ensino e Aprendizado (Naep), André Luciano Viana, explica que os professores devem, reunidos nos grupos de trabalho do curso de Medicina e dos Institutos – Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), Ciências da Saúde (ICS) e Ciências Humanas e Sociais (ICHS) –, elaborar coletivamente uma proposta pedagógica.
“As propostas contemplarão algumas das metodologias futuras, que poderão prever a elaboração de novos currículos por competências e, após, serão compartilhadas com os demais grupos, durante um pitch”, explica Viana, acrescentando que a programação do evento foi planejada e elaborada por uma comissão organizadora, formada por professores que representaram os Institutos, a fim de identificar as necessidades dos cursos.
Veja fotos