Grupo de docentes apresentará trabalhos desenvolvidos na Instituição
Quatro professores da Universidade Feevale participarão, de 15 a 20 de julho, da 20th International Conference on Human-Computer Interaction (HCI 2018), que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. Cintia Ourique Monticelli, Patrícia Brandalise Scherer Bassani, Juan Felipe Almada e Ewerton Artur Cappelatti apresentarão resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição.
Confira os trabalhos que serão apresentados no evento:
- Scanner for visually impaired people tem autoria de Regina De Oliveira Heidrich, Ana Paula Steigleder e Juan Felipe Almada. Trata-se de um projeto de um scanner de mesa que, além de digitalizar um livro, ou um documento, também poderá ler textos em voz alta e irá operar sem estar conectado a nenhum dispositivo. Esse trabalho é baseado nas abordagens de design inclusivo e design centrado no usuário.
- Post-Correction of OCR Errors using PyEnchant Spelling Suggestions selected through a Modified Needleman–Wunsch Algorithm tem autoria de Ricardo Oliveira, Ewerton Cappelatti, Regina De Oliveira Heidrich, Cintia Monticelli, Ronaldo Rodrigues, Rodrigo Goulart e Eduardo Velho. O projeto prepara o pós-processamento do texto obtido por um scanner de mesa, corrige erros de reconhecimento e converte seu conteúdo textual em voz.
- Text Vocalizing Desktop Scanner for Visual Impairment Persons tem autoria de Cintia Monticelli, Regina De Oliveira Heidrich, Ronaldo Rodrigues, Ewerton Cappelatti, Rodrigo Goulart, Ricardo Oliveira, Eduardo Velho. Apresenta o desenvolvimento de um dispositivo que contribui para a autonomia de pessoas com deficiência visual durante a leitura de livros e documentos comuns. O equipamento implementa o processo Optical Character Recognition (OCR), convertendo o conteúdo textual em fala, sem o uso de um computador, realizando a tarefa de forma autônoma.
Além das apresentações de trabalhos, a Universidade Feevale também estará representada no evento pela professora Patrícia, que organizou e coordenará uma sessão de apresentação de trabalhos intitulada de Designing collaborative learning experiences in formal and informal settings. Ela contempla seis trabalhos de pesquisa nacionais e internacionais, dos quais dois são da Feevale. O artigo Designing for Authorship: Students as Content Creators Using Mobile Devices in Educational Settings de autoria da própria professora Patrícia, com Débora Nice Ferrari Barbosa, apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisa em Informática na Educação. Já o artigo Mapping Teaching Authorship and Learning Practices in Higher Education Settings: First Step in Creating a Knowledge Base Through Sharing, de autoria de Cláudio Felipe Kolling da Rocha, Cristina Ennes da Silva, Guilherme Thiesen Schneider, Inajara Vargas Ramos, Luis Henrique Rauber, Marshal Becon Lauzer e também da professora Patrícia, apresenta resultados do projeto de ensino Repensar - Recursos Educacionais no Processo Ensino-Aprendizagem.