27/04/2018 - Atualizado 11h08min
Atividade acontece na próxima quinta-feira, 3 de maio, no Câmpus II da Instituição
Com fomentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do Rio Grande do Sul, a Universidade Feevale desenvolveu um jogo educacional interativo com recursos de realidade virtual. O projeto de pesquisa Jogo Voltado para Educação Utilizando Realidade Virtual consiste de um game em que se segue um roteiro lúdico, para ser vivenciado a partir da Praça da Matriz, em Porto Alegre, e seguindo até o Museu Julio de Castilhos, por meio da utilização de óculos de realidade virtual. O objetivo é que o jogo seja utilizado em escolas públicas, de modo que crianças da educação básica que nunca foram ao museu possam ter a possibilidade de, remotamente, fazer uma visita a um espaço expositivo, além de conhecer e discutir em sala de aula a história do Estado.
Na próxima quinta-feira, 3 de maio, professores da rede pública de ensino de Sapiranga participarão de um workshop com professores e acadêmicos da Feevale para serem capacitados no uso do game. A atividade acontece a partir das 13h, no Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), localizado no térreo do prédio Vermelho, no Câmpus II da Universidade. As inscrições são limitadas para docentes do município e podem ser feitas pelo e-mail projetos@feevale.br.
O game foi desenvolvido juntamente com os cursos de Jogos Digitais e História da Feevale. Os integrantes do projeto elaboraram, também, uma cartilha, com o intuito de orientar professores na utilização dessa ferramenta educacional. O projeto tem coordenação de Regina Heidrich, professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social.
Pesquisas em Realidade Virtual
A Realidade Virtual (RV) é uma “interface avançada do usuário” para acessar aplicações propiciando a visualização, a movimentação e a interação do usuário, em tempo real, em ambientes tridimensionais gerados por computador. Na Universidade Feevale, estudos em realidade virtual são desenvolvidos no Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Recentemente, o espaço recebeu um upgrade de uma série de equipamentos, que são utilizados em diversos projetos de pesquisa na área das tecnologias assistivas para a educação. Mais informações sobre a pesquisa na Instituição e seus mestrados e doutorados podem ser obtidas no site www.feevale.br/pos.