Professores peruanos concluem curso de mentoria em educação da Universidade Feevale | Universidade Feevale

Professores peruanos concluem curso de mentoria em educação da Universidade Feevale

03/01/2025 - Atualizado 13h40min

Baseada em metodologias finlandesas, formação será replicada em outros países da América Latina

Campus

Chegou ao fim, depois de cinco meses de aulas síncronas e assíncronas, a formação que a Universidade Feevale estava fazendo para 79 professores da Universidad Católica de Trujillo Benedicto XVI, do Peru. Por meio do curso Mentoria em Educação: desafios e oportunidades, os docentes peruanos foram capacitados para poderem mentorar outros professores no contexto do ensino básico e superior.

A Feevale conta com um diferencial, que são professores especialistas em metodologias finlandesas. A Universidade qualifica docentes, de forma inovadora e colaborativa, disseminando as possibilidades de avanços dos projetos educacionais e práticas inovadoras a partir da preparação de professores, que poderão replicar esse conhecimento ao final da formação. A partir da parceria com a universidade peruana, a Feevale pretende expandir a formação para outros países da América Latina, difundindo esse trabalho em âmbito internacional.

A pró-reitora de Ensino da Feevale, Maria Cristina Bohnenberger, lembra que a formação é um dos resultados dos processos de desenvolvimento de professores da Universidade e da Escola de Aplicação Feevale, de uma parceria de 18 anos com universidades finlandesas e de uma preocupação constante com o aprimoramento das atividades docentes dos diversos níveis da Instituição. “Esses conhecimentos e práticas, que foram construídos ao longo dos anos, permitem que os docentes possam contribuir de forma efetiva com o processo de formação docente de instituições nacionais e internacionais”, afirma.

Segundo Janine Vieira, consultora de desenvolvimento de projetos educacionais da Feevale, os participantes puderam compreender, na formação, o que é ser um professor mentor, os benefícios da mentoria, vivenciar diferentes metodologias e aplicar um projeto, observando na prática os resultados da mentoria para a aprendizagem dos acadêmicos. “Em todos as aulas, os docentes demonstraram motivação em participar das aulas, sempre contribuindo com suas vivências e conhecimentos”, conta.

Durante o desenvolvimento dos programas, os professores foram capazes de identificar o perfil do grupo de estudantes, planejar de maneira mais assertiva as aulas, organizar o ambiente de aprendizagem de forma acolhedora, aplicar metodologias ativas e colaborativas, refletir e aplicar diferentes formas de avaliar os estudantes, criar vínculos com estes e trabalhar, de forma interdisciplinar e colaborativa, com os demais professores. “Os docentes da Universidade Católica de Trujillo estão capacitados para serem professores mentores de seus estudantes e seus programas deverão ter continuidade na instituição peruana”, explica Janine.

Experiência enriquecedora

Para Jean Zapata, professor de pós-graduação da Universidad Católica de Trujillo, a formação se destacou por seu projeto pedagógico e capacidade de transformar os participantes em mentores altamente treinados. “O curso foi organizado em módulos estrategicamente elaborados para abordar os aspectos fundamentais da mentoria. Cada módulo foi ministrado por excelentes profissionais da Universidade Feevale, que, com seu profissionalismo, capacidade e qualidade, criaram um ambiente de aprendizagem eficaz e motivador”, diz ele.

Zapata ressalta que o curso não só cumpriu os seus objetivos, mas também formou os participantes como mentores capazes de aplicar estratégias inovadoras nos seus ambientes educativos. “A integração entre teoria e prática, aliada à qualidade do corpo docente, tornou o curso da Feevale um modelo de excelência na formação pedagógica, representando um marco na formação de mentores na nossa universidade”, acrescenta.

María Dolores Pimentel Guadiamos, enfermeira e professora da Universidad Católica de Trujillo, comenta que a formação foi uma experiência extremamente valiosa, tanto no aspecto profissional como pessoal. “Durante esse processo, consegui incorporar ferramentas e estratégias que fortaleceram as minhas competências pedagógicas e a minha capacidade de orientar e apoiar outras pessoas no seu desenvolvimento docente. Este curso será muito útil, pois me ajudou a adotar uma abordagem mais estruturada e reflexiva na interação com alunos e colegas”, destaca. “Tenho plena convicção de que essa experiência será um elemento fundamental no meu desenvolvimento como professor e contribuirá significativamente para a formação de novos profissionais”, conclui.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.