Primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira, no Hub One
Um encontro realizado na tarde desta quarta-feira, 17, no Hub One, unidade do Feevale Techpark em Novo Hamburgo, marcou a abertura da segunda edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) da Universidade Feevale, tendo como foco o grupo estratégico da Instituição. Na próxima terça-feira, 23, o evento será para as turmas táticas. O objetivo é desenvolver e fortalecer a relação dos gestores com suas equipes, em temas contemporâneos relacionados à gestão de pessoas e sua interface com o negócio, contemplando os eixos administrativo e acadêmico.
O evento foi aberto pelo gerente do setor de Gestão de Pessoas, Everton Zambon, que é responsável pelo Programa, que este ano se encerra em setembro. Ele agradeceu aos organizadores e participantes do PDL, o qual prepara os líderes para administrarem conflitos e carreiras, além de se relacionarem melhor com suas equipes.
O superintendente executivo da Feevale, Roberto Sarquis Berte, falou dos avanços no Programa, que começou no ano passado. “Não é fácil, é preciso trabalhar, discutir pautas e motivações, tanto nas turmas estratégicas como táticas. Esse conjunto de ações nos ajuda a sermos líderes cada vez melhores”, afirmou, acrescentando que é esse processo de desenvolvimento de liderança é muito importante. “Aprendemos e melhoramos um pouco a cada dia”, salientou. Ele também agradeceu às consultoras Adriana Martello e Maria da Graça Costi, que conduziram as atividades desta tarde. No começo deste mês, Adriana já havia se reunido com os participantes da Feevale para uma revisão dos testes de PDA, ferramenta que analisa o perfil comportamental das pessoas e suas habilidades, identificando seus potenciais e áreas de desenvolvimento.
Para o reitor Cleber Prodanov, o grande mote da liderança é a capacidade de as pessoas analisarem o seu propósito de vida. “O papel das lideranças é muito desafiador. Pessoalmente, temos muitas ligações, que nos fazem progredir junto à Instituição. Mas liderança não é a gestão das pessoas, é o conjunto da obra conceitual. É preciso ter coragem, acima de tudo. Coragem para se posicionar, dizer o que pensa, não se omitir, enfrentar, lutar. Sem isso, a pessoa não tem estratégia e trabalha com a estratégia do outro”, destacou.
Saiba mais
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) da Feevale é sistemático e está ocorrendo de modo continuado, garantindo que as lideranças recebam formação adequada para seu autodesenvolvimento e, por consequência, o aperfeiçoamento do seu papel de líder.