Programa Lab Cultura.RS inicia encontros exclusivos para projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo | Universidade Feevale

Programa Lab Cultura.RS inicia encontros exclusivos para projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo

16/04/2024 - Atualizado 13h48min

oficina criatividade

Capacitações temáticas acontecem até o dia 15 de maio e são ministradas por especialistas do mercado cultural e da economia criativa

Começou a segunda etapa do LabCultura.RS, programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Universidade Feevale, que busca qualificar e acelerar os projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) no Rio Grande do Sul. A nova fase, que segue até o dia 15 de maio, oferece capacitações temáticas exclusivas para os proponentes contemplados em cinco dos editais.

Os encontros virtuais são ministrados por especialistas do mercado cultural e da economia criativa. Durante cinco semanas, os participantes irão aprofundar seus conhecimentos sobre assuntos específicos, escolhidos a partir dos critérios apresentados nos editais da Sedac, dos objetivos dos projetos contemplados e de cursos da área da Indústria Criativa da Feevale.

Entre as temáticas trabalhadas nos encontros estão: Desenvolvimento de Público e Engajamento; Propriedade Intelectual e Algoritmos; Planejamento estratégico e Plano de negócios; Gestão cultural, Contratos e Negociação; ID Musique (ferramenta da especialista Dani Ribas); Presença Digital; e Tecnologias, Mulheres e Formação de Redes. Após as capacitações temáticas, o LabCultura.RS passa para a etapa de mentorias individuais e coletivas para o acompanhamento dos projetos contemplados.

Primeira fase: oficinas abertas ao público

A primeira fase do programa de aceleração aconteceu de no início de abril e foi aberta ao público. Foram seis encontros virtuais, que abordaram os temas Pesquisa, Registro e Memória; Cultura e Educação; Festivais e Circulação; Arranjos Colaborativos; Criações Artísticas; e Audiovisual e Desenvolvimento. As oficinas estão disponíveis no YouTube da Sedac.

Banco de avaliadores representativo

Já estão disponíveis para consulta, no site da Sedac, os dados sobre o perfil dos avaliadores que compõem as Comissões de Seleção dos projetos culturais submetidos aos editais da Lei Paulo Gustavo no Rio Grande do Sul. O processo de seleção foi conduzido pela Universidade Feevale, contratada pela Secretaria da Cultura para serviços de mentoria, capacitação técnica, ações de operacionalização e estudo de dados da LPG. A relação dos escolhidos pela instituição foi submetida para validação do Grupo de Acompanhamento da Execução, composta por integrantes da Sedac e do Conselho Estadual de Cultura.

Com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão no cenário cultural gaúcho, a seleção dos avaliadores levou em conta variáveis como gênero, idade, etnia, orientação sexual e territorialidade - além da análise curricular. A experiência em áreas culturais e a capacidade de representar e amplificar as vozes de comunidades marginalizadas, incluindo minorias historicamente excluídas, também fizeram diferença na escolha dos profissionais.

De acordo com o coordenador geral do projeto na Universidade Feevale, Cristiano Max Pereira Pinheiro, é muito importante tornar públicas essas informações, pois demonstram que, a partir dos parâmetros determinados pela Sedac, a Instituição realizou a filtragem dos avaliadores. “É relevante salientar a celeridade com que o processo ocorreu, pois, para que tudo acontecesse ainda em 2023 – avaliação e publicação – foram feitas as comissões de acordo com o que se determina no termo de referência e convênio que a Feevale possui com a Sedac. Dessa forma, se conseguiu, de maneira efetiva, avaliar todos os projetos dentro daquele ano e se publicar as listas dos avaliadores”, avalia.

Por meio da chamada pública aberta pela Sedac, foram selecionados 119 avaliadores, entre 681 inscritos do Rio Grande do Sul e de outros estados. Em relação à raça/cor/etnia, 81 se declaram brancos, 20 pardos, 12 pretos, quatro totalmente misturados, um indígena e um prefere não declarar. Já sobre a orientação sexual, 92 se afirmam heterossexuais e 22 LGBTQIA+, sendo que cinco preferiram não manifestar. Confira outras informações:

Identidade de gênero

  • Mulher - cisgênero: 56%
  • Homem - cisgênero: 37%
  • Prefiro não declarar: 3,4%
  • Não binário: 2,5%
  • Travesti: 0,8%

Idade

  • 36 a 45 anos: 39,5%
  • 46 a 55 anos: 30,3%
  • 26 a 35 anos: 14,3%
  • 56 a 65 anos: 13,4%
  • 66 a 75 anos: 2,5%

O relatório também indica as profissões, segmentos e faixa salarial dos avaliadores selecionados. Os dados completos, que foram compilados pelo projeto Lab Cultura.RS, podem ser acessados em cultura.rs.gov.br/banco-de-avaliadores.

Sobre os editais da LPG

A lista de projetos contemplados pelos nove editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) foi divulgada pela Sedac em 19 de fevereiro. Foram selecionados 328 projetos, entre os 2.217 inscritos. Ao todo, 126 projetos selecionados (38,41% do total) foram propostos por pessoas negras e indígenas, incluindo as vagas reservadas por cota (30%). Foram contempladas todas as regiões do estado e todos os segmentos culturais – patrimônio e expressões culturais, artes visuais, artes cênicas, música, literatura e audiovisual (este com quatro editais exclusivos).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.