Atividades ofereceram qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade social
A Universidade Feevale certificou nesta segunda-feira, 8, 31 alunos que participaram do projeto Confeitaria e Panificação – qualificação para o mercado de trabalho. Nesta edição, o público atendido pelo projeto foram pessoas beneficiadas pelas instituições de Novo Hamburgo, Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial/Ação Encontro, Associação Evangélica de Ação Social, Associação de Assistência em Oncopediatria, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação dos Deficientes Visuais, Comunidade Terapêutica Desafio Resgate Jovem, Economia solidária, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Penal e Centro de Referência da Assistência Social. Foram atendidos, também, beneficiados pelas instituições Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Ivoti, e Centro de Referência da Assistência Social de Morro Reuter.
Os encontros começaram em fevereiro e se encerraram no dia 1° deste mês, com um concurso gastronômico, onde os participantes do projeto foram desafiados a apresentar as habilidades desenvolvidas durante as oficinas do semestre. Ao longo das oficinas, os participantes aprenderam sobre as boas práticas de fabricação de alimentos, equipamentos específicos de confeitaria e panificação, técnicas e receitas.
Evandro Leopold, concluinte das atividades, agradeceu a oportunidade. “A equipe do projeto sempre esteve disposta a nos ajudar com o que precisávamos. Com muito esforço e dedicação concluímos as oficinas e esperamos levar os conhecimentos adiante”, afirmou. Para Jaques Laerte Timm da Fonte, representante da instituição Desafio Resgate Jovem, as oficinas ofereceram aos participantes novas perspectivas. “Na nossa instituição produzimos pães, para consumo próprio, e cucas para vender. O curso nos deu uma nova dimensão, novas habilidades e nos ensinou a vencer medos para continuar investindo na nossa produção”, explicou.
Cássio Schneider Bemvenuti, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Feevale, parabenizou os concluintes e destacou o compromisso da Instituição com a comunidade. “O que nos dá sentido enquanto Universidade são as pessoas. Precisamos da comunidade aqui dentro, fazendo a Feevale acontecer. Esse é o primeiro passo e esperamos que vocês continuem aqui conosco”, ressaltou.
Simone Weschenfelder, professora líder do projeto, destacou que o semestre foi desafiador em decorrência da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul. “Ver os concluintes do curso nos dá muita alegria e forças para seguir. Esperamos que todos perseverem e continuem nos procurando. Temos outros projetos na Universidade que podem auxiliar a comunidade. A Feevale está sempre de portas abertas para todos”, destacou.