Projeto promove melhora na qualidade de vida de pacientes com doenças respiratórias crônicas | Universidade Feevale

Projeto promove melhora na qualidade de vida de pacientes com doenças respiratórias crônicas

27/05/2022 - Atualizado 12h43min

Realizados pela Universidade Feevale, atendimentos recebem, também, pacientes pós-Covid

piscina Câmpus II

Acadêmica Cecília Chiesa com beneficiado Senio Aloísio Kremer na piscina do Câmpus II

O projeto social Reabilitação Pulmonar: da prevenção à reabilitação da Universidade Feevale, em atividade desde 2002, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes com diagnóstico de Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) encaminhados da rede pública ou privada da região do Vale do Sinos. Em 2020, o projeto passou a atender, também, pacientes pós-Covid, com o intuito de melhorar seu condicionamento físico, otimizar seu estado nutricional, reduzir a sensação de dispneia e otimizar a realização das atividades de vida diária. Neste ano, a novidade é que esses pacientes podem participar das atividades de hidroterapia.

As ações estão divididas em três fases. A primeira acontece na Academia do Câmpus II da Instituição e no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), ambos em Novo Hamburgo. Nesse estágio, são realizadas avaliações médicas, cardiopulmonares, psicológicas, de dispneia, de atividades de vida diária, físicas, nutricionais e antropométricas. A segunda acontece apenas na Academia e consiste na implementação dos protocolos de treinamento físico por meio de exercícios aeróbicos, esteira e bicicletas ergométrica, além de exercícios de força muscular pelos equipamentos de musculação. Na terceira fase, são feitas reavaliações.

Reabilitação e ensino

Hoje, o projeto recebe em torno de 15 pacientes, já tendo atendido, nestes 20 anos, mais de 600 pessoas. Dois desses beneficiados são o casal de aposentados Solange Rick e Edemar Vonibaldo Foss (foto à direita), ambos de 74 anos, que já participam das atividades há 15 e 17 anos, respectivamente. Solange teve Covid-19 em 2020 e é ex-fumante, tendo passado por complicações após descobrir um câncer de mama. Sentindo falta de ar (que definiu como cansaço), retornou às atividades presenciais do projeto depois do período de distanciamento. Já Foss, após uma vida de trabalho com produtos químicos, também sente falta de ar. “Quando estamos aqui e seguimos os exercícios, notamos melhora, inclusive meu filho já me disse que sou uma jovem senhora. Não ‘largo’ isso por nada!”, afirma.


casal

cecilia

O aposentado Senio Aloísio Kremer, de 74 anos, após passar por uma cirurgia em função do câncer de pulmão, notou dificuldades para respirar e teve perda de massa muscular. É o primeiro paciente do projeto a participar dos atendimentos na piscina de hidroterapia no Câmpus II da Instituição, tratamento que, segundo Kremer, é mais “tranquilo” que o da academia: “Já sinto bastante diferença na musculatura”. A acadêmica do oitavo semestre de Fisioterapia, Cecília Chiesa (foto à esquerda), de 23 anos, é voluntária no projeto e atende às sessões do senhor Kremer, que está sendo case de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Acredito que o projeto nos dá a grande oportunidade, dentro da Universidade, de ter a convivência com esses pacientes. Aqui, temos a possibilidade de agregar bastante ao nosso conhecimento e, também, nos ajuda a escolher nossa futura área de atuação”, relata a estudante Cecília, que tem afinidade pela fisioterapia aquática.

Conforme a líder do projeto, Cassia Cinara da Costa, para pacientes com DCR, os atendimentos têm duração de 12 semanas. Já para os pacientes pós-Covid, não há um período determinado de duração do programa, uma vez que cada um evolui de forma individualizada, de acordo com o estado que ingressa. Sobre a novidade do tratamento na piscina, a professora acredita que muitos pacientes se beneficiarão com a modalidade, em função do relaxamento e conforto que ela traz. “No meio aquático, o movimento fica mais fácil, eles relaxam e é, também, uma forma de os pacientes experimentarem uma nova percepção do corpo, onde tudo é diferente. Estamos tendo relatos muito positivos”, conclui.

Saiba mais

O projeto Reabilitação Pulmonar: da prevenção à reabilitação atende nas segundas e sextas-feiras, das 8h às 11h. Por ser interdisciplinar, conta com alunos e professores dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cassiac@feevale.br.

Confira mais fotos no álbum:

Projeto Reabilitação Pulmonar: da prevenção à reabilitação

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.