Na próxima terça-feira, 8 de agosto, às 14h, na sala 102 do prédio Bicolor, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), haverá a seleção de acadêmicos voluntários para o projeto de extensão Saúde do Idoso no Contexto Familiar. Poderão participar estudantes regularmente matriculados e que tenham disponibilidade de, no mínimo, quatro horas nas terças-feiras à tarde (entre 13h e 17h) - turno em que as atividades e visitas domiciliares do projeto acontecem.
Os acadêmicos interessados podem enviar e-mail, de acordo com o curso em que estão matriculados:
- Arquitetura e Urbanismo: lisianepl@feevale.br, a/c da professora Lisiane Pedroso Lima
- Fisioterapia: magalipms@feevale.br, a/c da professora Magali Pilz Monteiro
- Nutrição: deniseosorio@feevale.br, a/c da professora Denise Ruttke Osório
- Demais cursos: suelicabral@feevale.br, a/c da professora Sueli Cabral
Sobre o projeto
Atender, acolher e, acima de tudo, prestar auxílios relacionados à saúde de idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social, em Novo Hamburgo, dando-lhes, assim, maior comodidade no dia a dia. Esse é o principal objetivo do projeto, coordenado pela professora Sueli Cabral e que efetua visitas semanais.
Para atingir esse escopo, professores e acadêmicos fazem uso de uma metodologia observacional e participativa, realizando um diagnóstico baseado em cada situação e, com isso, buscam soluções. O principal foco é a diminuição do risco de quedas, aumento da capacidade funcional, melhora no estado nutricional e ampliação da participação social/cultural dos idosos. Cada participante é visitado, no mínimo, seis vezes, durante o semestre, pela equipe multidisciplinar, que é formada por um fisioterapeuta, um nutricionista, uma socióloga e uma arquiteta.