07/11/2018 - Atualizado 19h33min
Foram produzidos, por acadêmicos da Universidade Feevale, marcadores de páginas inspirados na obra do artista
Nesta terça-feira, 6 de novembro, a Universidade Feevale e a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, localizada no Centro Histórico de Novo Hamburgo, realizaram uma ação comemorativa aos 40 anos do espaço cultural. Na ocasião, o Programa de Educação Tutorial – PET/Interdisciplinar Feevale lançou uma edição comemorativa de quatro diferentes marcadores de livros homenageando a obra do artista campo-bonense Ernesto Frederico Scheffel, cujas obras estão abrigadas na Fundação. A atividade contou com a presença do curador do museu, Angelo Reinheimer.
Cada marcador, além de ser estampado com uma obra de Scheffel, contém uma frase do artista. A professora Claudia Schemes, coordenadora do PET, explica que, neste ano, o grupo elencou a Fundação Scheffel como uma das temáticas a serem estudadas em função da comemoração dos seus 40 anos. “Assim, realizamos uma visita guiada à Fundação e trabalhamos nos nossos encontros com o livro que conta a história de Ernesto Frederico Scheffel. A partir daí, o grupo pensou em desenvolver algum artefato relacionado à obra do artista”, relata. Os marcadores foram criados de forma coletiva; entretanto, os acadêmicos do curso de Design Gráfico tomaram a frente em função de suas habilidades profissionais, lembra Claudia.
Sobre o projeto
O projeto Patrimônio Cultural Brasileiro: 40 Anos da Fundação Scheffel do Programa de Educação Tutorial – Pet/Interdisciplinar Feevale teve o objetivo de produzir uma materialidade artístico-cultural em lembrança ao pintor Ernesto Frederico Scheffel. Por meio de uma perspectiva interdisciplinar, o projeto tem o intuito de favorecer a interação das áreas das Ciências Humanas.