Projeto social da Feevale organiza exposição virtual | Universidade Feevale

Projeto social da Feevale organiza exposição virtual

03/11/2021 - Atualizado 15h20min

obra Rodrigo

Mostra “Novos olhares para a cidade” apresenta os trabalhos dos alunos da Escola Municipal de Arte Carlão

A partir de uma parceria entre o projeto social Cidade Viva: intervenção urbana como ato comunicacional, da Universidade Feevale, e a Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, surgiu a exposição virtual Novos olhares para a cidade. Contando com 28 trabalhos criados pelos alunos da escola municipal, a mostra pode ser visitada no link abaixo ou nas publicações do Instagram @projeto.cidadeviva.

A ideia para os trabalhos que compõem a exposição surgiu a partir do convívio dos extensionistas do projeto, Gabrielly Pires e Lorenzo Anschau, nos cursos de Desenho e Pesquisa em Artes da Escola Municipal Carlão, durante os quais foram propostas atividades que colocavam a cidade em pauta. Os alunos das turmas de desenho, ilustração e quadrinhos, todas ministradas pelo professor Rodrigo Chaves de Souza, foram convidados a realizar uma produção artística documentando um ponto positivo ou negativo que tenham observado sobre a cidade em que moram, aplicando conhecimentos de composição desenvolvidos em sala de aula.

Como parte da metodologia de trabalho, foram levantadas memórias e ideias de como a arte pode ser utilizada para representação do sentimento de pertencimento. Conforme Gabrielly, com a participação nas aulas do professor Rodrigo, foi possível perceber que os alunos eram incentivados a ter um olhar calmo e crítico perante uma composição. “Esse olhar poderia ser aplicado em trabalhos sobre a cidade que eles habitam e sobre como eles se relacionam com esse espaço”, conta.

Já a proposta feita para a turma de Pesquisa em Artes, ministrada pela professora Cláudia Cristina Maldonado Cabral, ganhou o título Quais as cores da cidade de Novo Hamburgo?. Os alunos, que utilizam a pintura como linguagem artística, foram instruídos a produzir um trabalho sobre as cores da sua cidade com uma vista área, se possível. “Para esse trabalho, como recurso imagético, foi utilizado a memória visual afetiva de cada um, aquela que mais conduzisse a um trabalho prazeroso de fazer. São recortes de imagens misturados na tinta da imaginação de cada um", explica Cláudia.

Acesse a exposição:

Novos olhares para a cidade

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.