Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, Gislene Feiten Haubrich participa de capítulo da obra
A pesquisadora e doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, Gislene Feiten Haubrich (foto), publicou um capítulo do livro The Flexible Workplace: Coworking and Other Modern Workplace Transformation, da editora Springer Nature Switzerland AG. Organizada pelos professores Marko Orel (Prague University of Economics and Business), Ondrej Dvouletý (University of Economics Prague) e Vanessa Ratten (La Trobe University), a obra, em inglês, oferece aos leitores novas perspectivas sobre ambientes de coworking e analisa o fenômeno sob várias ângulos.
Dividido em quatro partes, na primeira, o livro analisa os ambientes de coworking pelo prisma de plataformas de espaço de trabalho flexíveis e personalizadas. A seção que segue é dedicada aos diferentes tipos de ambientes de coworking. Na terceira parte, busca-se compreender as atividades colaborativas e conjuntas que normalmente ocorrem em espaços de coworking. A última é dedicada à análise da utilização de espaços de coworking e à popularização do nomadismo digital.
No capítulo em que contribui para a obra – Mediation Matters: The Role of Staff in Coworking Constitution –, Gislene defende o coworking como um arranjo organizacional constituído comunicativamente e sustentado pela atividade de trabalho. “Nosso destaque é o seu papel de mediação como mecanismo para promover a interação entre as pessoas que coabitam nesse tipo de ambiente de trabalho flexível”, explica. Para o artigo, foi feita pesquisa de campo, orientada por um estudo de caso múltiplo realizado em Porto Alegre (Brasil) e Estrasburgo (França).
Entre os resultados, identifica-se que os gestores estão sobrecarregados com questões estruturais do espaço, sendo o seu principal desafio relacionado à sua atuação no processo de tradução cultural dos valores do coworking no cotidiano laboral”, afirma Gislene, que também é pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, na Universidade do Porto.
O capítulo pode ser adquirido no link.