Quarta edição do Jornal Vozes da Rua é lançada | Universidade Feevale

Quarta edição do Jornal Vozes da Rua é lançada

12/12/2022 - Atualizado 11h02min

vozes da rua

Publicação dá voz à população em situação de rua de Novo Hamburgo

Na última semana, ocorreu o lançamento da 4º edição do Jornal Vozes da Rua, publicação da população em situação de rua de Novo Hamburgo. Foram distribuídos 200 exemplares na Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo, e na Rua Coberta do Câmpus II da Universidade Feevale. O jornal é produzido pela população em situação de rua do município, em parceria com o projeto social Da Rua Para’Noia da Instituição. As oficinas são realizadas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social para a População em Situação de Rua - Centro Pop NH.

Joni de Aguiar, usuário do Centro Pop NH e um dos repórteres do Jornal Vozes da Rua, destaca que “falta mais oportunidade de emprego para nós, da ‘rua’. Podemos mudar essa realidade, podemos sim, não podemos desistir jamais”. “O jornal é um espaço de visibilidade e autonomia da população em situação de rua. Além de reivindicar as necessidades e relatar suas dificuldades, também é lugar de poesia e arte”, completa Gabriele Soares, voluntária do projeto de extensão.

Na opinião da professora Charlotte Spode, responsável pelas oficinas de psicologia e comunicação do projeto social, o Jornal Vozes da Rua é um dos mais belos resultados do processo de encontros realizados semanalmente ao longo do segundo semestre de 2022.

A publicação materializa um trabalho feito em conjunto, a partir das demandas e necessidades dos envolvidos, dando visibilidade e mostrando para a comunidade essa realidade, sempre presente, mas muitas vezes negligenciada”, afirma Charlotte.

O assistente social do Centro Pop, Anderson de Oliveira Dias, relata que o jornal demonstra um pouco do cotidiano da população de rua. “É muito importante que a academia esteja dentro do Centro Pop, para desmistificar para a população e acabar com preconceitos. Além de potencializar os trabalhos que são desenvolvidos, sendo fundamental a atuação de diversos cursos na unidade, como o Jornalismo, a Pedagogia e a Psicologia”, avalia.

O projeto de extensão Da Rua Para’Noia retoma as atividades no Centro Pop NH no início do próximo semestre, por meio de oficinas de Pedagogia, Enfermagem, Comunicação e Psicologia. A proposta é proporcionar autonomia e visibilidade à população em situação de rua de Novo Hamburgo.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.