Décima reunião do movimento que completa seis anos foi na manhã desta quinta-feira, 27, em Porto Alegre
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa foi um dos 100 representantes de entidades reunidos na manhã desta quinta-feira para a décima edição da Mesa do Pacto Alegre. Durante a atividade, que ocorreu na sede da Unisinos, em Porto Alegre, foram apresentadas as realizações da iniciativa que completa seis anos e tem como missão tracionar projetos que ajudem a tornar a cidade um polo de inovação, tecnologia e empreendedorismo.
Na reunião desta terça-feira, foi apresentado um balanço do movimento iniciado em 2019 e também foram debatidos os desafios futuros para a iniciativa e para a cidade. A mesa é que define os desafios a serem prioritariamente abordados a partir de quatro eixos: social, econômico, urbano e governança.
Apesar de ser um movimento voltado à cidade de Porto Alegre, o reitor destaca a importância de a universidade integrar a iniciativa. "É um movimento voltado a Porto Alegre mas que envolve as grandes universidades e a Feevale tem uma unidade em Porto Alegre. É importante que a gente esteja próximo", afirma José Paulo. Além disso, o reitor destaca a importância de a universidade integrar uma ação pautada pela inovação. "Inovação está no DNA da Feevale", pontua. José Paulo chama a atenção para o fato de a Mesa contar com a expertise do espanhol Josep Piqué, que presta consultoria ao movimento em projetos importantes como o South Summit e o Instituto Caldeira, entre outros.
O reitor da Universidade Feevale também fala dos impactos que a participação no Pacto Alegre tem para a comunidade acadêmica. De acordo com ele, qualquer projeto de inovação, transformação e empreededorismo passa pela educação. "Então, a participação da Feevale em um projeto como esse beneficia professores e alunos", conclui.
Sobre o Pacto Alegre
Movimento estabelecido em 2019 na capital gaúcha que tem como objetivo criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O Pacto Alegre é formado por voluntários e por representantes institucionais da quádrupla hélice: universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.