Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas discute demandas prioritárias da entidade
Reitores que integram a diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) estão em Brasília (DF) para cumprir uma série de agendas. O objetivo é submeter as demandas prioritárias da entidade, que é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. "Entre as solicitações está a busca de recursos para as instituições comunitárias, a revitalização do Prouni e Fies e a ampliação de políticas de acesso e permanência para os nossos estudantes, com bolsas e programas de apoio destinadas a eles", afirma o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é 1o vice-presidente do Comung.
Prodanov e os reitores Rafael Frederico Henn (Universidade de Santa Cruz do Sul-Unisc) e Bernadete Dalmolin (Universidade de Passo Fundo-UPF) estiveram reunidos na terça-feira, 18, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Eles também foram recebidos por deputados federais da bancada gaúcha.
Nesta quarta-feira, 19, os reitores Prodanov, Henn e Bernadete, juntamente com o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, estiveram com jornalistas gaúchos que estão em Brasília visitando a bancada do Rio Grande do Sul em busca de apoio para a aprovação da PEC do Diploma, proposta de emenda à Constituição que restabelece a necessidade do curso de Jornalismo para atuação na profissão. Em conversa com os jornalistas do Vale do Sinos José Nunes, que preside a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), e João Ávila, os reitores manifestaram apoio à causa. As universidades Feevale, Unisc, UPF e UCS oferecem o curso de Jornalismo e defendem uma formação sólida para o exercício da profissão.