Inscrições devem ser realizadas a partir desta segunda-feira, 29
A Universidade Feevale está disponibilizando 320 bolsas integrais (100%) do Programa Universidade para Todos (Prouni), para ingresso em cursos de graduação neste semestre. As inscrições devem ser realizadas a partir desta segunda-feira, 29, até quinta-feira, dia 1º, no portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro e da segunda no dia 27 do mesmo mês.
As bolsas de estudo são concedidas pelo Ministério da Educação (MEC), com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As bolsas integrais oferecidas pela Feevale são destinadas a candidatos que não possuem diploma de curso superior e que participaram da edição de 2022 ou 2023 do Enem, tendo obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e tirado nota acima de zero na prova de redação.
Quem pode participar?
Para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso, o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o Ensino Médio:
integralmente em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
parcialmente em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação.
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da Educação Básica. Nesse caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Inscrições e documentação
As inscrições devem ser realizadas a partir desta segunda-feira, 29, até quinta-feira, dia 1º, em acessounico.mec.gov.br/prouni, utilizando o login gov.br, com CPF e senha. No site, o candidato poderá escolher até duas opções de instituições, cursos e turnos, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico. O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro e da segunda no dia 27 do mesmo mês.
A Universidade Feevale disponibiliza, no seu site, uma lista de documentos necessários. A coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante da Instituição, Carla Lanzer, lembra que, como o prazo de comprovação das informações é curto, é importante que, assim que se inscrever, o candidato organize a documentação, que pode ser consultada em www.feevale.br/prouni.
São solicitados os documentos de todo o grupo familiar (quem reside no mesmo endereço que o candidato). Na lista constam, por exemplo, documentos para quem trabalha formalmente ou de forma informal, pensionista, aposentado etc., assim como um manual com orientações e imagens para facilitar a geração e busca dos documentos exigidos pela Feevale. Para mais informações, os candidatos podem encaminhar email para prouni@feevale.br ou ligar para (51) 3586-8800, ramal 6545.