Evento aconteceu nesta quinta-feira, 26
Nesta quinta-feira, 26, aconteceu mais uma edição do Prato Principal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), com o apoio máster da Universidade Feevale. A secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, foi a palestrante do evento, que abordou o tema Educação e pandemia: evidências trazidas pela avaliação diagnóstica no Rio Grande do Sul.
Durante a palestra, Raquel ressaltou que a rede pública de educação está distante da realidade e é preciso reduzir a desigualdade entre estudantes das escolas públicas e privadas, começando pela recuperação de defasagem acentuada pela pandemia da Covid-19. Conforme a convidada, com os recursos advindos das privatizações de estatais, a Secretaria da Educação do Rio grande do Sul (Seduc) desenvolve uma série de projetos para reverter o panorama, como o Programa de Aceleração e Recuperação da Aprendizagem, voltado à recuperação das perdas durante a pandemia. Iniciado neste mês, o projeto contempla ações como avaliação diagnóstica e formativa, material didático impresso e digital, formação profissional, tecnologias digitais e um novo referencial curricular gaúcho.
Entre os meses de maio e junho, a Seduc realizou a pesquisa Avaliar é Tri, a partir da qual serão produzidos indicadores que revelem os níveis de defasagem e, com isso, possam orientar práticas pedagógicas mais focadas nas reais dificuldades dos estudantes nas disciplinas de português e matemática. “O mapa estratégico da Seduc para 2021 e 2022 pretende garantir uma aprendizagem de qualidade para todos de forma inclusiva e equitativa”, informou Raquel.