Feira acontece até quinta-feira, 24, na Fenac, em Novo Hamburgo
A cerimônia de premiação da 39ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, tradicional evento da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, acontecerá nesta sexta-feira, 25, às 20h, no Teatro Feevale. Nesta edição, os prêmios e incentivos educacionais estão estimados em mais de R$ 1 milhão. A Universidade Feevale é uma das organizações que reconhecem os melhores trabalhos, sendo pioneira entre as instituições de ensino a premiar jovens talentos da feira.
Por meio do Prêmio Talentos Inovadores Feevale, desenvolvido pela Diretoria de Inovação, a Instituição concede, anualmente, uma bolsa de estudos integral em um de seus cursos (exceto Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária) para um projeto criado por estudantes da Liberato. O ganhador também usufruirá de um período de seis meses para a incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale e o seu orientador terá direito a uma bolsa de 50% em um dos cursos de especialização oferecidos pela Universidade.
Na Mostratec, que está sendo realizada na Fenac, em Novo Hamburgo, até quinta-feira, 24, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a educação profissional técnica de nível médio. Nesta edição, o evento conta com 795 projetos, desenvolvidos por estudantes de 21 estados da Federação e de 12 países.
Espaço Feevale
Na tarde desta quarta-feira, 23, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou a Mostratec. Acompanhado da diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari, e da chefe de Gabinete da Reitoria, Isabela Guzzon, ele esteve em alguns espaços, entre os quais, o da Feevale, que conta com diversas ações. Ele também falou com estudantes de Jornalismo da Feevale, que estão gravando o Podcast On durante a mostra.
No Espaço Feevale, o público pode obter informações sobre os cursos oferecidos pela Instituição, participar de atividades relacionadas à graduação e, ainda, se inscrever para o vestibular. No estande, estudantes e profissionais têm a oportunidade de explorar cursos e projetos inovadores, compartilhar experiências e descobrir as interseções entre todas as especialidades que englobam as áreas do conhecimento.
Os participantes podem conferir, por exemplo, um dinamômetro lombar e de mão e uma balança portátil, para medir a intensidade da força; além de um friabilômetro, aparelho utilizado em laboratórios farmacêuticos para medir o grau de friabilidade (resistência ao desgaste ou quebra) dos comprimidos. Ainda estão expostos animais taxidermizados, ou seja, empalhados a partir de diversas técnicas de preservação e destinados a estudos científicos. Os visitantes também podem participar de um jogo para entender com qual engenharia mais se identificam e interagir com óculos de realidade virtual, maquetes volumétricas, balões volumétricos com soluções químicas e um manequim que simula uma parada cardiorrespiratória.