Equipes ainda terão a terceira etapa pela frente, mas estão praticamente classificadas para a final, que acontece em Porto Alegre, em dezembro
As equipes feminina e masculina de handebol de areia do programa Esporte Universitário da Feevale – AECB/Feevale – venceram a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Handebol de Areia. A competição aconteceu neste sábado, 26, em Santa Maria, no Parque Itaimbé, e contou com a participação de cinco times femininos e seis masculinos. As equipes da Universidade Feevale, treinadas por Jorge Fernandes (Capi), foram convocadas em parceria com a Associação Esportiva Campo Bom (AECB). Ambas as equipes venceram a etapa de forma invicta.
Conforme Capi, este foi um passo importante na busca da classificação para fase final, em dezembro. “Agradeço o apoio e confiança das instituições e dos atletas neste profissional, que ama o esporte de forma incondicional. Temos a convicção de que estamos no caminho correto”, avalia.
A primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Handebol de Areia, realizado pela Federação Gaúcha de Handebol (FGH), ocorreu no dia 5 de outubro, em Porto Alegre; a terceira etapa acontece no dia 23 ou 24 de novembro, na Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul. Ao término dessas fases, as quatro melhores equipes de cada naipe se classificam para a final, nos dias 7 e 8 de dezembro em Porto Alegre. O time feminino da AECB/Feevale está em segundo lugar na classificação geral, e o masculino, em primeiro.
Sobre o handebol de areia
Também conhecido como handbeach, o handebol de areia nasceu como uma variação do tradicional handebol de quadra. Nessa modalidade, disputam quatro jogadores (três na linha e um no gol, quando em posição defensiva, e quatro na linha, quando em ataque). Jogado em terrenos arenosos, como praias e quadras de areia, esse esporte é conhecido por seu ritmo acelerado, lances acrobáticos e muita intensidade.