Estudo de caso realizado no curso de Engenharia de Produção da Feevale teve o objetivo de avaliar oportunidades de transformação digital em uma pequena empresa no RS
Um estudo de caso desenvolvido no curso de Engenharia de Produção da Universidade Feevale deu origem a um artigo publicado em uma importante revista científica internacional. As acadêmicas Eduarda Krauspenhar, Brenda Ferrari, Laura Milani, Letícia Colling e Letícia Silva Vasques, com coautoria da professora Cristine Hermann Nodari e sob orientação do professor Fabiano de Lima Nunes, aplicaram uma combinação de técnicas de mapeamento de fluxos de informação em uma pequena empresa de consultoria esportiva no Rio Grande Sul, a fim de identificar possíveis oportunidades de transformação digital. O trabalho resultou no artigo Lean Office and Material and Information Flow (MIF): a case study applied in a small Brazilian sports consulting company, aceito no Journal of Engineering and Technology Management (JET-M), uma das mais reconhecidas publicações científicas da área.
Para o estudo, realizado no âmbito da disciplina Manufatura Avançada e Sistemas Ciberfísicos, as acadêmicas utilizaram duas técnicas de mapeamento para identificação dos processos administrativos da empresa: a Shingo Lean Office – metodologia de identificação de desperdícios no fluxo de informação e na execução das atividades em escritórios; e a Material and Information Flow (MIF) – análise de fluxos de informação entre fornecedores e a organização contratante. A avaliação detalhada desse mapeamento demonstrou que, apenas, 0,94% das atividades do processo analisado agregam valor ao negócio da empresa e que as demais atividades, não.
“Este é um artigo com alto fator de impacto e relevante para o mundo científico”, considera o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Cícero Giordani da Silveira. A partir dos resultados obtidos, as estudantes sugerem a necessidade de implementação de sistemas e de um programa de transformação digital, que possam contribuir para facilitar o fluxo de informações na empresa analisada. “Isso proporcionará melhor atendimento e relacionamento com seus clientes, aumentando a produtividade e tornando-a mais competitiva em seu mercado”, concluem.
O artigo completo está disponível online, em inglês, no link.