Uma Sinfonia Diferente RS apresenta Musical Fé em Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Uma Sinfonia Diferente RS apresenta Musical Fé em Novo Hamburgo

10/10/2023 - Atualizado 16h10min

Protagonizado por jovens e crianças com autismo, o espetáculo será dia 15 de outubro, domingo, no Teatro Feevale

voluntários Crédito: Ricardo Lage

Em sua 5ª edição e reunindo o maior número de participantes, Uma Sinfonia Diferente RS traz o tema Fé para celebrar o encerramento do projeto neste ano. Após um processo de nove meses de atendimento de musicoterapia em grupo para mais de 60 crianças e jovens com autismo, o projeto realiza o espetáculo Musical Fé no dia 15 de outubro, às 19h, no Teatro. Os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos pelo site https://teatrofeevale.com.br/programacao/sinfonia.

No espetáculo, o público típico e atípico poderá apreciar um roteiro idealizado especialmente para as características dessa edição. “A proposta do tema do musical é valorizar a força de vontade em buscar alternativas por mais qualidade de vida. A fé de cada um, esse sentimento que une as famílias do Sinfonia, seja qual for a sua crença, pois tratamos a fé como uma ferramenta pessoal para vencer as adversidades, buscar sabedoria e, principalmente, aprender a apreciar o processo e não somente o ponto final de chegada”, destaca Grazi Pires, musicoterapeuta e coordenadora do projeto.

Sobem ao palco com performances ao vivo mais de 50 crianças e jovens com autismo, acompanhados por mais de 40 voluntários e dez terapeutas. Além disso, conta com uma banda, formada por artistas voluntários e convidados que, anualmente, se dedicam a realizar o musical do projeto, que é uma realização sociocultural e terapêutica. A atriz e diretora de teatro Deborah Finocchiaro, apoiadora do projeto desde 2019, integra a equipe do espetáculo, assinando a orientação cênica, além de contribuir com o roteiro, ensaios dos voluntários e ser a mestre de cerimônias.

Serão apresentadas canções autorais, fruto de improvisos e composições das sessões de musicoterapia. A maioria das canções são compostas pela musicoterapeuta e compositora Graziela Pires, com os arranjos realizados por Dejeane Arruée, da dupla 50 Tons de Pretas e fundadora da Pretas Produções, responsável pela realização da edição gaúcha do projeto.

Todo o trabalho do projeto tem a musicoterapia como fio condutor e equipe técnica multidisciplinar. As sessões de musicoterapia são focadas no desenvolvimento do grupo, sem deixar de considerar as características individuais de cada participante.

O projeto Uma Sinfonia Diferente trata-se de uma metodologia inovadora para trabalhar e desenvolver a linguagem e interação social das pessoas com autismo. Foi criado em 2015 pela musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpopf, em Brasília, e consiste em uma equipe técnica multidisciplinar liderada por um(a) musicoterapeuta, com auxílio de voluntários, que acompanham as crianças e jovens durante todas as sessões.

Uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais voluntários, das áreas de musicoterapia, psicologia e fonoaudiologia, entre outras, se dedica ao acompanhamento e execução das sessões. O grupo é responsável por pensar e discutir os objetivos terapêuticos do processo, além de assessorar os voluntários e atender às crianças e familiares.


FICHA TÉCNICA

Equipe Técnica Multidisciplinar - Uma Sinfonia Diferente RS

  • Graziela Pires – musicoterapeuta, especialista em transtorno do espectro autista (TEA)
  • Dejeane Arruée - licenciada em Música e multi-instrumentista
  • Jaqueline Zuccari – fonoaudióloga especialista em TEA
  • Mara Ritter – mestre em psicologia e nutricionista
  • Marylea Vargas – psicóloga e musicoterapeuta
  • Marliese Christine Simador Godoflite - fonoaudióloga, psicopedagoga e diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Ivoti
  • Patrícia Scossi – jornalista, gestora cultural e pós-graduanda em Musicoterapia
  • Selenir Kronbauer – mestre em Teologia
  • Ana Carolina de Campos – pedagoga, mestrando em Educação. Integrante da equipe da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Viamão (Amav)

Equipe de voluntárias

Alexsandra Amaral dos Santos, Ana Carolina de Campos, Ana Júlia Hermes Schepp, Andrisa de Souza, Bianca Goulart dos Santos, Cesar Augusto Foss, Clarissa Helena Oliveira de Oliveira, Daiana de Souza Carravetta, Deise Bortolozo Pivoto, Elen Borghezan, Élen Schappo, Éliston Roger da Silva Federici, Fabiane Magalhaes Pereira, Fernanda da Silva Thumé, Giácomo de Carli da Silva, Iara Virgínia da Silva, Josaina Teresinha de Souza, Letícia Jorge dos Santos, Luana Rollof, Magali Gomes de Souza, Moema Reichert, Patricia Scossi


Banda dos músicos voluntários do Sinfonia

  • Andréia Steinmetz - voluntária da banda e das sessões de musicoterapia. Pós-graduanda de Musicoterapia
  • Vicente Raul Lenz - bacharel em Música e saxofonista
  • William Borba - licenciado em Música e guitarrista nas bandas @banda_cartel e @grantezuma e integrante da dupla lais e william @laisewilliamduo
  • Xande Santos - músico profissional há mais de 30 anos. Guitarrista, tecladista, violonista, baixista, produtor musical, arranjador, professor de música
  • Luiz Dalastra - acordeonista que acompanha diferentes bandas da região
  • Lucky Alves - psicólogo, cantor e baterista da banda The Dogs

50 tons de Pretas

  • Graziela Pires é musicoterapeuta, cantora, compositora, regente de corais, tradutora e intérprete de língua inglesa e professora
  • Dejeane Arruée é trombonista, cantora, percussionista e regente de bandas marciais e arte-educadora
  • Realização: Pretas Produções / 50 Tons de Pretas
  • Participação especial: Tati Portella, Deborah Finocchiaro e Angelo Bandel Foreste
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.