Universidade Feevale adotará modelo de educação finlandesa | Universidade Feevale

Universidade Feevale adotará modelo de educação finlandesa

19/10/2018 - Atualizado 10h10min

Parceria com Universidade da Finlândia, inédita no Rio Grande do Sul, permitirá o aprendizado de práticas inovadoras

A Finlândia, país localizado no norte da Europa, é sinônimo de alta qualidade no ensino. O sistema educacional finlandês oferece educação básica, ensino superior e formação profissional de excelência. Unindo as principais instituições de pesquisa daquele país, que estão entre as melhores do ranking internacional, a Finland University agora é parceira da Universidade Feevale, instituição que já coopera com universidades da Finlândia desde 2006, e irá preparar seus professores para estarem aptos às metodologias e tecnologias de trabalho das instituições finlandeses.

A parceria colaborativa e educacional, firmada pelo reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, e pelo CEO da Finland University, Pekka Saavalainen, é inédita entre as instituições gaúchas e viabilizará o avanço de projetos educacionais conjuntos. Está prevista a realização de serviços focados em programas universitários e desenvolvimento de pessoal, com treinamento intensivo de professores da Feevale, incluindo seminários, intercâmbios e viagens de estudo, além da execução de projetos especiais e da criação de programas conjuntos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Segundo Prodanov, a parceria representa a consolidação da qualidade da Universidade Feevale. “A Finlândia é um dos países mais inovadores em educação e, com a iniciativa, seremos pioneiros no modelo de educação por competências e aprendizagem por projetos, bem como na avaliação formativa e valorização dos professores”, afirma, salientando que a parceria também possibilitará à Instituição um avanço na qualificação de seus professores e cursos e também na cultura educacional da Universidade Feevale, desde a Escola Feevale até o ensino superior.

O diretor e Operações, Brasil e América Latina, da Finland University, Jarkko Wickström, diz que a Instituição está muito feliz por expandir a sua rede de cooperação para o Rio Grande do Sul. “A Feevale já possui convênios com algumas das nossas universidades membros e agora firma parceria com a rede Finland University”, diz Wickstrom.

Práticas inovadoras

A Finland University é um consórcio firmado por quatro das principais universidades públicas finlandesas – Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere, Universidade de Turku e Abo Akademi –, que atuam no compartilhamento das melhores práticas do sistema educacional daquele país. O sistema finlandês vem garantindo ao país uma posição de liderança em educação, sendo reconhecido por seu pioneirismo e sucesso na implementação de alguns dos principais pilares da educação no século 21.

O foco da parceria será a formação de professores da Universidade Feevale, a partir do aprendizado de práticas inovadoras. As aulas serão ministradas por professores finlandeses e, futuramente, haverá uma multiplicação interna, com a formação de todos os docentes da Instituição na metodologia finlandesa, voltada à prática e à aprendizagem significativa. A previsão é que 60 professores sejam formados a cada semestre.

Parcerias internacionais

A Universidade Feevale possui, atualmente, parcerias com 117 instituições estrangeiras, localizadas em 27 países. A Instituição foi a primeira do país e a firmar convênio com universidades da Finlândia: em 2006 com a Häme University of Applied Scienses (Hamk) e, em 2008, com a Universidade de Tampere. Além disso, a Feevale possui uma aliança para o conhecimento – Beyond Alliance for Knowledge (BAK) – com as universidades Hamk (Finlândia) e Via University College (Dinamarca).

A diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari, destaca que a globalização acelera o processo de internacionalização do ensino superior. “Brasil, Finlândia e Dinamarca, por exemplo, têm investido numa cooperação latino-nórdica, promovendo ações de cooperação em ensino, ciência, tecnologia e inovação, com impacto nos três países. Agora ocorre essa nova parceria com a Finland University, que possui foco na formação de professores, com competências reconhecidas na excelência de práticas educacionais inovadoras”, enfatiza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.