Comitiva da mineradora esteve no Câmpus II, em Novo Hamburgo, para avaliar projetos realizados no âmbito da Cátedra Under Rail
A Universidade Feevale recebeu, nesta semana, uma comitiva formada por 15 representantes da Vale e um integrante do Instituto Tecnológico Vale para uma visita de avaliação aos projetos desenvolvidos no âmbito da Cátedra – Infraestrutura Ferroviária – Under Rail. A Instituição integra a Cátedra de Pesquisa da mineradora desde 2019, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas que proporcionem melhorias para as ferrovias por meio da transferência do conhecimento. O grupo esteve em diversos laboratórios do Câmpus II, em Novo Hamburgo, para conhecer, in loco, os resultados já alcançados na Universidade.
Um dos projetos avaliados foi o Kit para reparos em dormentes de concreto e método para reparos em dormentes de concreto, que consiste na recuperação e prevenção de abrasão nos dormentes de concreto nas ferrovias da Vale – Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A pesquisa, que teve o pedido de patente depositado em setembro, desenvolveu um kit de equipamentos para reparos nos dormentes de concreto. O sistema criado pela Feevale tem o objetivo de garantir o reparo produtivo, ergonômico e seguro, além de reduzir os custos da operação, por meio da economia de recursos.
A coordenadora do projeto, professora Daiana Cristina Metz Arnold, explica que a equipe da Universidade, composta por professores e acadêmicos, realizou, ainda, ensaios em campo, envolvendo a aplicação das resinas corretivas e preventivas para recuperação e prevenção de abrasão na região de assentamento dos trilhos nos dormentes de concreto. “A visita da Vale visa à discussão de resultados obtidos nesses ensaios, avaliando o desempenho das soluções testadas, assim como a validação do método de aplicação das resinas e de equipamentos que proporcionam melhorias nesse processo, desenvolvido na Feevale”, afirma.
A comitiva da mineradora também analisou o projeto de pesquisa Desenvolvimento de fixações ferroviárias em polímero, coordenado pela professora Vanusca Dalosto Jahno. Na oportunidade, a pesquisadora e sua equipe apresentaram os resultados de caracterizações de isoladores e palmilhas, que são componentes poliméricos utilizados nas ferrovias EFC e EFVM da Vale. “Realizamos discussões técnicas de aprofundamento de aspectos teóricos e práticos do uso desses materiais”, relata Vanusca.
Parceria benéfica para empresa e universidade
Conforme o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, o projeto de parceria em inovação da Instituição com a Vale é uma relação de ganha-ganha, ou seja, benéfica para ambos.
A produção de conhecimento da Feevale é aplicada na prática por uma grande empresa mundial como a Vale. E isso faz com que essa inovação realmente gere resultados, em um ambiente bastante competitivo, como o que a companhia atua. Então, estamos muito felizes na Universidade em poder contribuir na geração de conhecimento e na inovação da Vale”, afirma José Paulo.
Os representantes da Vale consideram esses momentos de extrema importância, em que se pode estreitar laços com a Instituição. “Temos um ganho em trabalhar com a universidade, pois ela nos ajuda a resolver problemas muito específicos para os quais não teríamos tempo suficiente, nos trazendo soluções customizadas, sendo uma dedicação exclusiva para cada problema”, considera Victor Mota, coordenador de Confiabilidade de Via Permanente da Vale. Dedicação também reconhecida pelo engenheiro Ferroviário da mineradora, Joseanderson Augusto de Caldas Costa Melo.
A Feevale, mesmo diante de tudo que o Estado passou neste ano, demonstrou todo o seu engajamento na pesquisa da Vale. Claramente, o que já conseguimos realizar em termos de mudanças, de estratégias de manutenção e de redução de custos, por exemplo, é fruto de um projeto de pesquisa. Então, esses projetos deixam bem clara a relevância do apoio da Universidade na geração do conhecimento, trazendo retorno para a empresa e tranquilidade na tomada de decisões”, completa Costa Melo.
Saiba mais
A Universidade Feevale integra, desde 2019, a Cátedra – Infraestrutura Ferroviária – Under Rail, iniciativa da Vale que envolve universidades federais e centros de pesquisa do país, a fim de unificar suas experiências para o desenvolvimento de materiais de alta performance para as necessidades do setor ferroviário nacional. O modelo de Cátedra de Pesquisa é uma esfera acadêmica responsável por investigar um tema de forma permanente.