Projeto promove a inclusão social, cultural e profissional de jovens da região
A Universidade Feevale, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), realizou, nesta quinta-feira, 24, a Cerimônia de Certificação dos 42 concluintes de 2024 do projeto social Jovem Aprendiz. O evento aconteceu no Salão de Atos do Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo. Além dos familiares dos estudantes, participaram o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, e a líder do projeto e coordenadora do curso de Psicologia da Feevale, Claudia Maria Teixeira Goulart.
O reitor José Paulo destacou a importância da conclusão dessa etapa para os jovens. “O programa Jovem Aprendiz é extremamente relevante, especialmente em um mercado de trabalho que carece de profissionais qualificados. Tenho plena convicção de que a oportunidade, a formação e a experiência adquiridas aqui, dentro da Universidade, abrirão portas e trarão novas possibilidades para o futuro de cada um de vocês”, afirmou.
Spilki ressaltou que o projeto é motivo de orgulho para a Universidade Feevale. “Quero agradecer às famílias dos concluintes que confiaram em nós para contribuir com mais uma etapa da formação desses jovens. Acreditamos que a educação é uma ferramenta transformadora — é por meio dela que vocês poderão assumir o controle das próprias vidas e construir um futuro com mais autonomia e possibilidades”, salientou.
Claudia explicou que neste ano o programa Jovem Aprendiz completa 18 anos na Feevale. “Alcançar essa maioridade do projeto traz a responsabilidade de olhar para o futuro com o compromisso de continuar inovando. Seguimos comprometidos em buscar novos caminhos, ampliando e fortalecendo cada vez mais o impacto desse projeto”, destacou.
Sophia Schultz Klaser
Em sua fala, a concluinte Sophia Schultz Klaser, oradora da turma, afirmou que o dia representa, ao mesmo tempo, encerramento e recomeço. “Chegamos ao fim do nosso ciclo como Jovens Aprendizes, mas estamos iniciando uma nova jornada. A Feevale nos proporcionou experiências valiosas e abriu portas para oportunidades únicas. Para muitos de nós, esse foi o primeiro contato com o mercado de trabalho; para outros, foi a chance de aplicar, na prática, vivências que já trazíamos conosco”, afirmou.
O Jovem Aprendiz Feevale apresenta uma proposta de capacitação profissional, oferecendo, para jovens provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, um curso para a atuação como operador de microcomputador e para realizar atividades administrativas. Além de gratuito, o projeto disponibiliza material didático, a possibilidade de recebimento de bolsa como Jovem Aprendiz e a integração com outros projetos sociais da Universidade, nas áreas de Tecnologia e Trabalho. O objetivo é assegurar a inclusão dos jovens nas dimensões social, cultural e profissional, preparando- para o mercado de trabalho, com possibilidade de inserção nas empresas parceiras da região de abrangência (Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Estância Velha e Campo Bom).