30/11/2017 - Atualizado 05/12/2017 11h38min
Entrega jogo RV Museu Julio de Castilhos
Apresentação do game aconteceu nesta sexta-feira, 1º de dezembro, em Porto Alegre
Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a Universidade Feevale apresentou, para a diretoria do Museu Julio de Castilhos, o trabalho realizado no projeto Jogo Voltado para Educação Utilizando Realidade Virtual. O evento acontece no museu, em Porto Alegre (Rua Duque de Caxias, 1205, Centro Histórico). Na ocasião, estiveram presentes os professores Regina Heidrich (coordenadora do projeto) e Rodrigo Perla Martins, além do acadêmico participante do projeto, Gabriel Fleck.
Com fomentos oriundos do Edital Apoio à Indústria Criativa do Rio Grande do Sul – Programa RS Tecnópole, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto Jogo Voltado para Educação Utilizando Realidade Virtual desenvolveu um jogo educacional interativo com recursos de realidade virtual. Foi elaborado um roteiro lúdico, para ser vivenciado a partir da Praça da Matriz, em Porto Alegre, e seguindo até o Museu Julio de Castilhos, por meio da utilização de óculos de realidade virtual. Assim, crianças que nunca foram ao museu podem ter a possibilidade de, remotamente, fazer uma visita a um espaço expositivo, além de conhecer e discutir em sala de aula a história do Estado.
O game foi desenvolvido juntamente com os cursos de Jogos Digitais e História da Feevale. Os integrantes do projeto elaboraram, também, uma cartilha, com o intuito de orientar professores na utilização dessa ferramenta educacional. O projeto teve participação, ainda, dos professores Alessandro Lima, Eduardo Müller, Rodrigo Perla e Tiago Raguze, da Universidade Feevale, e parceria da empresa Napalm Studio, por meio dos professores André Souza da Silva e Thiago Muradas Bulhões.
Entrega jogo RV Museu Julio de Castilhos
Realidade Virtual
A Realidade Virtual (RV) é uma “interface avançada do usuário” para acessar aplicações propiciando a visualização, a movimentação e a interação do usuário, em tempo real, em ambientes tridimensionais gerados por computador. Na Universidade Feevale, os estudos em realidade virtual são desenvolvidos no Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Localizado no prédio Vermelho, no Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo, neste ano o espaço recebeu um upgrade de uma série de equipamentos, que são utilizados em diversos projetos de pesquisa na área das tecnologias assistivas para a educação.