O game As Incríveis Aventuras de Apollo & Rosetta no Espaço é composto por sete minijogos que possibilitam ao jogador lidar com eventos de controle inibitório
A Universidade Feevale, por meio do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestrado Profissional em Indústria Criativa, Mestrado em Psicologia e Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA), trabalha no desenvolvimento do jogo As Incríveis Aventuras de Apollo & Rosetta. O game, composto por sete minijogos, é voltado para a estimulação cognitiva em crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental e busca estimular as funções executivas, mais especificamente a habilidade de controle inibitório.
O jogo foi aplicado entre março e agosto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, de São Leopoldo, no contexto da tese de doutorado do acadêmico Bernardo Cerqueira, do PGG em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Mais de 60 crianças participaram da pesquisa, sendo possibilitadas a lidar com diferentes episódios de distração afim de desenvolver as funções executivas. Na escola está sendo aplicada, também, a estimulação do controle motor das crianças, por meio da pesquisa da doutoranda Victória Moron.
As crianças participantes do estudo foram divididas em dois grupos: o Grupo Controle, que realizou testes psicométricos sem o uso do jogo digital; e o Grupo Experimental, que realizou testes psicométricos e teve acesso ao jogo três vezes por semana. Os resultados preliminares da aplicação do game indicam que a maioria dos participantes obteve ganhos cognitivos após o período de três meses do estudo. As pesquisas indicaram, também, que o grupo de alunos do Grupo Experimental teve diferenças favoráveis com efeito maior em testes psicométricos em análises intragrupo.
Os estudos integram o projeto de pesquisa Grupo de pesquisa interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Neurociência e Educação, coordenado pela professora Débora Nice Ferrari Barbosa. Participam do desenvolvimento dos projetos, ainda, os professores Denise Berlese e Gustavo Sanfelice, por meio do PGG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, o diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), João Mossmann, por meio do Mestrado Profissional em Indústria Criativa e a professora Caroline Cardoso, por meio do Mestrado em Psicologia.