Abertura do programa, realizado em parceria com a Tampere University, aconteceu nesta sexta-feira
Após a abertura, os participantes selaram o momento com um brinde
Uma parceria inédita, em âmbito nacional e internacional, foi concretizada na manhã desta sexta-feira, 20, com o lançamento do Mentored Teacher Education – Brazil/Finland, programa de formação de professores baseado em um acordo de cooperação internacional entre a Universidade Feevale e a Tampere University, da Finlândia. O objetivo é qualificar professores, de forma inovadora e colaborativa, por meio de metodologias finlandesas.
A abertura contou com a participação do reitor da Feevale, Cleber Prodanov, e da presidente da Tampere University, Mari Walls. Além disso, estiveram presentes representantes das duas instituições, de reitores das universidades comunitárias gaúchas e de autoridades, como o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Johannes Leinonen, e do embaixador do Brasil na Finlândia, João Luiz de Barros Pereira Pinto.
O Mentored Teacher Education - Brazil/Finland dá continuidade a uma relação de 15 anos da Universidade Feevale com instituições finlandesas.
Desde o momento em que chegamos pela primeira vez na Finlândia iniciamos um relacionamento muito próspero do ponto de vista da educação, da pesquisa e de outras ações conjuntas. Ao dar início a esse programa, começamos um processo de acelerar o nosso relacionamento e aprofundar o conhecimento de todas as tecnologias e metodologias finlandesas”, ressaltou Prodanov.
Mari Walls afirmou que é uma honra para a Tampere University aprofundar parcerias com a Feevale. “Buscamos uma sociedade sustentável, o que só é possível por meio de parcerias como essa. Estou honrada de estar aqui participando e gostaria de parabenizar a todos os envolvidos por trazerem o programa para a realidade. Desejo sucesso para o Mentored Teacher Education - Brazil/Finland”, disse a presidente. A diretora da Faculdade de Educação e Cultura da Tampere, Päivi Pahta, explicou que uma parte importante do modelo de educação da Finlândia é o ensino através de mentorias. “Nosso objetivo é dar aos docentes a oportunidade de crescer profissionalmente dentro do ambiente de trabalho, através da mentoria de um outro profissional da mesma área altamente qualificado”, salientou.
A vice-presidente da Tampere University, Marja Sutela, destacou que todas as atividades são baseadas em pesquisas e desenvolvem a experiência do professor em sala de aula. “Por meio do programa nós poderemos compartilhar as nossas experiências sobre educação e inspirar um ao outro, criando, assim, novos métodos de aprendizagem contínua”, pontuou.
“Os professores competentes e comprometidos são um dos fatores de sucesso na educação da Finlândia. Hoje em dia, a formação de professores é uma das maiores áreas de cooperação internacional”, afirmou o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Johannes Leinonen. “Não existe elo mais forte do que aqueles que são formados através da educação e da cultura. Estou feliz e honrado de trazer mais uma pedra a ser colocada nesta ponte que une os dois países”, completou o embaixador do Brasil na Finlândia, João Luiz de Barros Pereira Pinto.
Após o lançamento, os participantes puderam assistir à primeira aula do programa, que aconteceu de forma on-line e foi ministrada pelo professor finlandês Eero Ropo, com a temática O sucesso da educação: princípios de ensino e aprendizagem das escolas finlandesas. “É um prazer estar na abertura deste programa. É um excelente passo para a cooperação entre a Universidade Feevale e a Tampere University”, disse Ropo. Doutor pela Tampere University, ele é especialista na formação de professores e na integração de tecnologias à educação. Durante a transmissão, Eero abordou o sistema educacional da Finlândia e os fatores de sucesso relacionados a eles. Além disso, apresentou uma visão geral sobre a prática de ensino e abordou questões históricas e políticas do assunto.
Sobre a formação
A primeira turma do Mentored Teacher Education - Brazil/Finland é composta por 79 professores da Universidade Feevale e da Escola de Aplicação Feevale, que serão os replicadores da metodologia no Estado e no Brasil. O curso terá duração de dois anos, sendo composto por cinco módulos: Fundamentos da formação de professores com “mentoring”; A mentoria na formação de professores; Desenvolvimento institucional na formação de professores; Pilotando a mentoria; e Seminários.