Seleção de candidatos ocorre para três programas de pós-graduação da Instituição
A Universidade Feevale, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, está concedendo, para o segundo o semestre deste ano, 10 bolsas de estudos integrais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 2.200,00 para cada um dos candidatos selecionados. O processo seletivo visa à formação de doutores em áreas estratégicas, contempladas em três programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição. São quatro vagas para o doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social, três para o doutorado em Qualidade Ambiental e outras três para o doutorado em Processos e Manifestações Culturais.
As inscrições podem ser realizadas até as 22 horas do dia 30 de abril, prazo que os candidatos têm para encaminhar os documentos solicitados. A seleção é constituída de duas etapas de avaliação, sendo a primeira a análise da documentação e a segunda a entrevista individual. A lista dos contemplados com as bolsas será divulgada no dia 13 de maio. Mais informações podem ser obtidas em www.feevale.br/editais.
Doutorados oferecidos
Diversidade Cultural e Inclusão Social: busca investigar interfaces entre Estado, movimentos sociais, linguagens, economia, tecnologias da informação, políticas públicas e inclusão social, sem perder de vista os processos de homogeneização e heterogeneização culturais, característicos das sociedades contemporâneas.
Processos e Manifestações Culturais: tem como foco promover estudos avançados que se orientem para os processos e manifestações culturais. Tais estudos justificam-se pela importância que os referenciais históricos e as reflexões estéticas assumem na constituição de identidades coletivas regionais e nacionais.
Qualidade Ambiental: voltado a profissionais com interesse em desenvolver pesquisas avançadas propostas pelas linhas de pesquisa "Diagnóstico ambiental integrado" e "Tecnologias e intervenção ambiental".
Sobre as bolsas do CNPq
Essa nova proposta do CNPq concede, por meio de chamadas públicas, bolsas de estudo com foco direcionado a temáticas prioritárias e estratégicas para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica, por meio de projetos institucionais de cooperação entre programas de pós-graduação consolidados e em consolidação. Contando com mobilidade discente e docente, assim como fomento à formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica, os projetos buscam, também, estimular a constituição e/ou fortalecimento de redes de pesquisa.