Universidade Feevale promove ações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã na região | Universidade Feevale

Universidade Feevale promove ações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã na região

12/08/2022 - Atualizado 13/09/2022 08h17min

trajes

Instituição constitui comissão para coordenar as iniciativas até 2024

Em julho de 2024, a chegada dos primeiros imigrantes alemães para a região do Vale do Rio dos Sinos completará 200 anos. Para direcionar as atividades que já estão sendo e que serão realizadas para marcar o Bicentenário da Imigração Alemã, a Universidade Feevale conta com uma comissão própria. Formada por representantes de diretorias, institutos e cursos da Feevale, a Comissão Bicentenário 2024 tem reuniões uma vez por mês, a fim de conduzir as estratégias e eventos institucionais dentro da temática da contribuição da corrente migratória alemã para o Estado.

A Feevale já integra a Comissão Oficial do Rio Grande do Sul responsável por organizar as celebrações do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado; também conta com representação na Comissão Oficial para os Festejos dos 200 Anos da Imigração Alemã organizada pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Mantém, ainda, contato com outras entidades e parceiros para apoio em diversas outras ações.

A Comissão interna na Universidade está organizando uma série de atividades, como lançamentos de e-books, livros, palestras, exposições e um seminários sobre Direitos Humanos. O Centro de Design da Feevale está criando um selo Institucional, que será inserido em todos os materiais gráficos e notícias alusivos ao Bicentenário. Também está sendo desenvolvido um hotsite, que conterá todas as informações sobre as ações da Instituição nestes dois anos.

Na opinião do reitor da Feevale, Cleber Prodanov, como a Instituição está inserida no Vale do Rio dos Sinos, o berço da colonização alemã no Rio Grande do Sul, não poderia deixar de participar e de criar uma série de eventos para que todos possam refletir e relembrar sobre a importância da imigração alemã para o estado.

A intenção é evocar, sempre, o seu legado e, também, o papel desses imigrantes no desenvolvimento da nossa região e, até mesmo, na criação da nossa universidade”, afirma Prodanov.

Ações já começaram

Embora a partir de julho a comissão tenha se constituído como tal, desde o final do ano passado a Universidade já realiza reuniões internas para organizar ações em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã. Uma das primeiras atividades promovidas foi a exposição Com que roupa eu fui...eu vou?, que aconteceu na última semana de julho na Assembleia Legislativa do Estado. A mostra apresentou 18 trajes folclóricos de origem alemã e suas referências atuais. A atividade teve curadoria do Centro Cultural Eintracht, de Campo Bom, e foi realizada por meio do Centro de Design e do curso de Moda e com intermediação do curso de Turismo.

Sobre a imigração alemã

A história da contribuição da corrente migratória alemã para a cultura do Estado começa em 25 de julho de 1824, quando chegaram os primeiros imigrantes, oriundos de territórios alemães, para a chamada Colônia de São Leopoldo, na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Naquele ano, 39 imigrantes germânicos foram alojados na hoje conhecida Casa do Imigrante ou Casa da Feitoria, em São Leopoldo, até que recebessem seus lotes.

Onde hoje é Novo Hamburgo, existia o povoado de Hamburgerberg: ali, estabeleceram-se casas comerciais, em um entroncamento de estradas que faziam parte de rotas de tropas que vinham dos Campos de Cima da Serra rumo ao sul. Em 1857, o local passou a ser a sede do quarto distrito de São Leopoldo e, em 5 de abril de 1927, foi instituído o município de Novo Hamburgo, com a sua emancipação de São Leopoldo.

Conheça a Comissão Bicentenário 2024 – Universidade Feevale:

  • Roswithia Weber - Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (membro titular)
  • Luis Henrique Rauber - Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (membro suplente)
  • Cristina Ennes da Silva - coordenadora dos Cursos de Artes Visuais, História, Letras e Pedagogia
  • Marshal Becon Lauzer - coordenador dos Cursos de Design e Moda
  • Alexandra Marcella Zottis - professora dos cursos de Turismo e Gastronomia
  • Ana Carolina Kayser - Gestão Administrativa e Assessoria da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex)
  • Luciane Iwanczuk Steigleder - Núcleo de Extensão Universitária da Proppex
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.