Foto: Gilbeli Ughini
No maior festival de divulgação científica do mundo, pesquisadores vão a bares, pubs e restaurantes para divulgar a ciência. Inscrições estão abertas para os locais que quiserem participar do evento
A Universidade Feevale participará, pelo segundo ano consecutivo, da edição brasileira do Pint of Science. No evento, que foi criado na Inglaterra em 2013, pesquisadores saem das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas em bares, pubs e restaurantes, em um bate-papo descontraído que busca divulgar a pesquisa científica. A edição deste ano do Pint of Science acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de maio, sempre a partir das 19h.
Segundo Rodrigo Staggemeier, assessor Acadêmico de Iniciação à Pesquisa e Extensão da Feevale e coordenador do Pint of Science em Novo Hamburgo, este evento é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento produzido nos diversos projetos de pesquisa da Universidade. “A sociedade merece um retorno sobre o que está sendo realizado nas Instituições, o que efetivamente a ciência traz de benefício à população, e esse evento é um canal eficaz de divulgação em diversos países. Imagine um debate descontraído em um bar ou restaurante – é um meio genial de conscientizar as pessoas de que a ciência é essencial ao desenvolvimento de um país”, afirma Staggemeier.
Seleção de locais para receber o Pint of Science
A Instituição está em etapa de seleção de bares, pubs e restaurantes de Novo Hamburgo para a realização do evento. Serão escolhidos até seis locais, uma vez que ocorrerão, sempre, duas edições por noite. Os estabelecimentos que tiverem interesse em receber o Pint of Science devem encaminhar um e-mail para rodrigostaggemeier@feevale.br.
Saiba mais
A ideia do evento surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram o Encontro com Pesquisadores, em 2012. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor uma ação em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar com as pessoas e, assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu – em 2020, participarão 29 países, sendo 180 cidades no Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site.