A Universidade Feevale promove, no dia 25 de agosto, a V Jornada do Centro Integrado Psicologia (CIP) - ansiedade na contemporaneidade: múltiplos olhares. O evento, que contará com diversas palestras ao longo do dia, será realizado no auditório do prédio Azul, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), entre 8h e 17h30min. As inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 23 do mesmo mês, pelo site www.feevale.br/jornadacip.
Direcionada aos acadêmicos do curso, bem como a profissionais da área da Saúde e demais interessados, a jornada oferece um espaço de discussão e aprofundamento sobre a ansiedade, abordando-a em diferentes momentos do desenvolvimento humano, por meio dos múltiplos olhares teóricos. Mais informações sobre o evento, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas pelo site www.feevale.br/jornadacip, ou pelo telefone (51) 3586-8822.
Confira a programação:
8h30min - Abertura do evento, com o coordenador do curso de Psicologia da Universidade Feevale, Marcus Levi Barbosa
9h - Palestra de abertura: Ansiedade e desamparo, com Cleber Gibbon Ratto. Mediação de Caroline Cardoso
10h45min - Mesa 1: Ansiedade na infância - contribuições da terapia cognitivo-comportamental e do humanismo, com Débora Fava, Leonardo Messias da Silva Cabral e Juliana Pureza
13h15min - Mesa 2: Ansiedade e adolescência: contribuições da Psicanálise, com as psicanalistas Ieda Prates da Silva e Angela Lângaro Becker. Mediação de Maria Lucia Langone
15h - Mesa 3: Ansiedade na vida adulta: reflexões a partir da Psicanálise, com Simone Moschen e Eduardo Mendes Ribeiro. Mediação de Mariane Stolzmann Mendes Ribeiro
16h30min - Palestra de encerramento: Ansiedade frente às transformações atuais, com Julia Dutra de Carvalho. Mediação de Carmem Giongo
17h30min - Encerramento com a coordenadora do CIP da Feevale, Carmen Esther Rieth, e mediação da professora do curso, Juliana Pureza
Sobre os ministrantes e mediadores:
Carmen Esther Rieth: psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), hoje, leciona na Feevale para os cursos de Psicologia, Enfermagem e Nutrição, bem como em outros cursos de especialização em Enfermagem. Na Instituição, também coordena o CIP e o Serviço Escola de Psicologia. A ênfase de seu trabalho e pesquisa é na área da Psicologia Hospitalar, com temas que envolvem estresse ocupacional; relação médico e paciente; psicologia médica; distúrbios psicossomáticos e psiconcologia.
Carmem Regina Giongo: graduada em Psicologia pela Universidade Feevale, também leciona na Instituição. É especialista em Psicologia Organizacional, doutora em Psicologia Social e Institucional e pós-doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Também é mestre em Psicologia pela Unisinos e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NEST) da UFRGS.
Caroline de Oliveira Cardoso: professora de Psicologia na Feevale, onde também é supervisora do estágio profissionalizante do CIP. É doutora formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Marianne Stolzmann Ribeiro: é professora do curso de Psicologia da Universidade Feevale e psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é psicanalista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa) e mestre em Psicologia pela PUCRS, com experiência na área de clínica e ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, infância e adolescência, dificuldades de aprendizagem, serviços de saúde mental.
Juliana da Rosa Pureza: professora de Psicologia na Feevale e graduada na área pela PUCRS. Além disso, tem mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e especialização em Psicoterapia Cognitivo-comportamental na WP - Terapias Cognitivas.
Maria Lucia Langone: professora de Psicologia na Universidade Feevale, também é mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Instituição. Possui graduação na área pela Unisinos e especialização em Psicologia Hospitalar, com ênfase em Saúde pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Angela Lângaro Becker: possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela mesma Instituição. Além disso, tem doutorado em Ciências Humanas com menção em Psicologia pela Université Paris XIII, da França. Angela possui, ainda, experiência na área da clínica-psicanalítica com adolescentes e adultos, bem como no campo de intersecção entre Psicanálise e Educação.
Cleber Gibbon Ratto: é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e psicólogo formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Psicoterapeuta, também é doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Além disso, tem experiência nas áreas da Psicologia e da Educação, atuando, principalmente, nos temas ligados aos fundamentos filosóficos e sociológicos dessas áreas.
Débora Fava: é doutoranda em Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestre em Cognição Humana pela PUCRS. Também é especialista em Terapia Cognitivo-comportamental (WP) e Psicologia Clínica (CFP), com formação em Manejo do Comportamento Infantil pela Piedmont Virginia Community College, dos Estados Unidos.
Eduardo Mendes Ribeiro: filósofo pela PUCRS e mestre em Filosofia pela mesma Instituição. É doutor em Antropologia Social pela UFRGS, além de ter sido consultor do Ministério da Saúde e coordenador da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), na Região Sul, durante uma década. É psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa) e do Instituto Appoa - clínica, intervenção e pesquisa em psicanálise.
Ieda Prates da Silva: é psicóloga, psicanalista, e atende em consultório de crianças, adolescentes e adultos na cidade de Novo Hamburgo, há mais de três décadas. Analista-membro da Appoa, também é supervisora clínico-institucional de equipes de saúde mental e de educação, em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. Tem experiência em secretarias municipais de Educação e de Saúde de Novo Hamburgo, tendo sido coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I) por seis anos, além de ser professora do curso de pós-graduação em Psicologia Clínica: práticas clínicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Júlia Dutra de Carvalho: psicóloga e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Também é doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, com pesquisa dedicada às políticas públicas para juventude e relações étnico-raciais e seu desdobramento para a psicologia e suas lacunas na formação. No âmbito das políticas públicas e parcerias público-privadas, trabalhou em projeto do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).
Leonardo Messias da Silva Cabral: é psicólogo formado pela PUCRS, especialista em Psicologia Clínica Junguiana, que integra à sua prática as abordagens humanistas-existenciais. Atuou como supervisor no Projeto Social WimBelemDon, e como psicólogo de grupo no Hospital Dia do Hospital Espírita de Porto Alegre (Hepa).
Simone Moschen: é psicóloga e psicanalista membro do mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFRGS. Possui pós-doutorado em Educação pela mesma instituição, onde, ainda, exerce docência no Departamento de Psicanálise e Psicopatologia, bem como nos programas de pós-graduação em Psicanálise: clínica e cultura e educação. Simone também tem pós-doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).