09/08/2018 - Atualizado 17h15min
Em pé, Sandra Difini, Simone Schneider e Gabriel Grabowski
Curso é resultado de demanda da Consulta Popular
Uma das demandas eleitas na Consulta Popular de 2016 na região do Vale do Rio dos Sinos foi a educação. A partir disso, um convênio assinado entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), o governo do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) está sendo executado pela Universidade Feevale para a realização de um curso gratuito de Formação Pedagógica para professores e gestores das redes municipais e estaduais de ensino. Já foram realizadas formações para professores do município de Sapiranga e, nesta semana, acontece a formação para servidores de Campo Bom.
Estão sendo capacitados 120 professores e gestores de escolas do município; os encontros presenciais aconteceram no Espaço Cosmos, localizado no prédio Vermelho, no Câmpus II da Feevale, nesta segunda-feira, 6, e quinta-feira, 9. As atividades desta quinta-feira contaram com a presença da secretária de Educação e Cultura de Campo Bom, Simone Daise Schneider, e do presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e professor da Feevale Gabriel Grabowski. Também são realizadas 44 horas/aula de atividades em EAD.
A Universidade Feevale está executando as formações de 14 turmas, oito em municípios do centro-sul e seis do Vale do Sinos. Nas próximas semanas, começarão as turmas de professores e gestores dos municípios de Dom Feliciano, Minas do Leão, Arroio dos Ratos, Cristal, Cerro Grande do Sul (que atende aos inscritos de Sentinela), São Jerônimo e Sertão Santana. As formações executadas pela Feevale seguem até 29 de setembro, com um total de 561 inscritos.
De acordo com o professor da Feevale e presidente do Consinos, Gabriel Grabowski, enquanto Universidade comunitária, como as demais do Comung, as formações são uma grande oportunidade, para a Feevale, de se aproximar desses municípios mais ainda, e de prestar seus serviços de formação continuada para os professores. “Além disso, podemos conhecê-los e aprender com eles, aproximando a Instituição desses professores e aproximando-os da Universidade”, afirma.