Na quarta-feira, 28, aconteceu a premiação dos trabalhos Destaques da Feira de Iniciação Científica (FIC), do Seminário de Pós-graduação (SPG) e do Salão de Extensão (SE), eventos que integraram o Inovamundi 2018. A cerimônia ocorreu no Espaço Cosmos, localizado no prédio Vermelho, no Câmpus II da Universidade, e contou com a presença do reitor Cleber Prodanov e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, João Sganderla Figueiredo. Foram reconhecidos, na oportunidade, 39 Destaques e 77 Menções Honrosas da FIC, 23 Destaques do SPG e 11 Destaques do Salão de Extensão.
O pró-reitor João Sganderla Figueiredo lembrou que os homenageados representaram os mais de 1.300 trabalhos apresentados no Inovamundi. “São momentos como esse que marcam a maturidade da Universidade, que explicam o que desejamos construir, que é trabalhar de forma indissociável. Uma universidade comunitária nasce com esse espírito e tem esse dom, e deve continuar com esse dom. Os jovens que prosperam na ciência e os que desejam transformar a sociedade com seus conhecimentos práticos na extensão, devem continuar, pois nós, enquanto País, precisamos, ainda, amadurecer muito, e nós como Universidade, estamos aqui para contribuir para isso”, afirmou.
Já o reitor Cleber Prodanov lembrou que, quando o Inovamundi foi criado, o desejo era elaborar um evento que pudesse parar a Universidade com a pesquisa. “ Hoje, temos uma densidade muito grande na pesquisa, nossa pós-graduação lato e stricto sensu estão consolidadas, conseguimos abranger a Escola de Aplicação, incorporarmos a extensão, e quando olhamos para o Inovamundi, pensamos que sim, podemos parar a Feevale. Mas não queremos mais parar a Universidade, queremos usar a pós-graduação, a pesquisa e a extensão para fazer a Instituição andar mais rápido. Estamos realizados com essa densidade que temos; agora, é pensar em novos desafios e novas oportunidades. Que essa premiação seja um estímulo para um novo futuro, um novo rumo”, disse.
Sobre o Inovamundi
De 22 a 27 de outubro, a Universidade Feevale realizou o Inovamundi, que apresentou os resultados dos conhecimentos científicos, tecnológicos e extensionistas de acadêmicos de educação básica, graduação e pós-graduação. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o evento busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos trabalhos realizados por estudantes da Feevale e de outras instituições de ensino no Brasil e no exterior.
O programa é composto por quatro grandes eventos: Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), que promove e fortalece a divulgação e a discussão da produção da pesquisa na Educação Básica; Feira de Iniciação Científica (FIC), que fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados; Salão de Extensão (SE), momento de divulgação de resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas, ou seja, em projetos sociais; e Seminário de Pós-graduação (SPG), atividade de estímulo à produção e à socialização do conhecimento entre estudantes e professores de pós-graduação.
Ao todo, foram aprovados mais de 1.300 trabalhos nestes quatro eventos. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/inovamundi.