28/11/2017 - Atualizado 17h31min
Participantes de documentário foram os primeiros que assistiram a produção
Projeto estará disponível nas plataformas digitais da Agência Experimental de Comunicação (Agecom) a partir do dia 5 de dezembro
Os acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda que atuam na Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Universidade Feevale produziram o webdocumentário Invisíveis. Baseado em relatos de moradores de rua, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro Pop - centro de referência especializado em assistência social para a população em situação de rua - de Novo Hamburgo. A primeira exibição do documentário foi realizada para os beneficiados na última quinta-feira, 23 de novembro.
Orientado pelos professores Vanessa Valiati, Gabriel Daudt, Caroline Colpo e coordenado pela docente Donesca Calligaro, a produção de dez minutos tem o intuito de mostrar as experiências de pessoas em situação de rua, que enfrentam não só a violência física, mas, também, o julgamento e o preconceito. Durante a exibição do documentário, os beneficiados do Centro Pop comentaram sobre a experiência de participar de um projeto com a temática voltada às suas próprias vivências e destacaram a importância de serem ouvidos e reconhecidos. “O vídeo foi muito bem feito e mostrou a nossa verdade. Queria que o trabalho continuasse, pois osestudantes estão preparados para esse tipo de coisa. Nós nos apegamos a eles e vamos sentir falta”, afirmou Lilian Oliveira.
Roni Antônio Gomes, coordenador responsável do Centro Pop, falou sobre a responsabilidade da produção em abrir novos olhares sobre a população em situação de rua. “Os acadêmicos conseguiram dar voz para aos moradores de rua e desconstruir o conceito estereotipado dessas pessoas. Esse assunto necessita ser discutido”, disse. O documentário estará disponível no YouTube: www.youtube.com/user/blogtrionline e no Facebook: www.facebook.com/FeevaleAgecom.