Gratuito e aberto à comunidade, evento acontece nesta quinta-feira, 15
Educação e felicidade é o tema do workshop que a Universidade Feevale e a Tampere University, da Finlândia, realizarão nesta quinta-feira, 15, no Teatro Feevale. A atividade, que terá início às 19h30min, com a cerimônia de formatura da primeira turma do programa Mentored Teacher Education – Brazil/Finland, é gratuita e aberta à comunidade. Os ingressos estão disponíveis em teatrofeevale.com.br.
Os palestrantes serão os professores Gabriel Grabowski, da Feevale, e Minna Mäkihonko e Minna Van Nunen, da Tampere. Em 2023, a Finlândia foi considerada, pelo sexto ano consecutivo, o país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Global sobre Felicidade. A Feevale também passou a oferecer, neste ano, a disciplina Felicidade: a arte do bem viver. O objetivo foi ampliar a oferta de disciplinas que incentivem a formação cognitiva e socioemocional dos estudantes, desenvolvendo competências e habilidades para atuação em um mundo em transformação.
O workshop integrará a solenidade de conclusão da primeira turma do Mentored Teacher Education – Brazil/Finland, programa internacional de certificação docente que dá continuidade a uma relação de 18 anos da Universidade Feevale com instituições finlandesas. O programa teve duração de dois anos, sendo composto por quatro módulos: Fundamentos da formação de professores com mentoring; A mentoria na formação de professores; Desenvolvimento institucional na formação de professores; e Pilotando a mentoria.
O Mentored Teacher Education qualificou profissionais envolvidos no processo de formação de professores, por meio de uma metodologia baseada no know-how finlandês. O objetivo é criar um modelo operacional conjunto entre os docentes da educação básica, professores universitários e licenciandos, desenvolvendo, de forma inovadora, colaborativa e internacional, competências essenciais para os profissionais da educação do século XXI.
“Vamos trabalhar para a criação de um modelo operacional conjunto entre os docentes da educação básica, professores universitários e licenciandos, formando professores com competências essenciais para o século XXI”, afirma o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, lembrando que a Finlândia está no topo de rankings internacionais que aferem a qualidade da educação em todos os níveis. “A nossa instituição será um centro difusor desse trabalho colaborativo e internacional, disseminando as possibilidades de avanços dos projetos educacionais e práticas inovadoras, seguindo um novo conceito de ensino, baseado em metodologias e tecnologias finlandesas”, destaca.