Apresentação
Atualmente na edição 2017, o GAMEPAD 2017 – Seminário de Games e Tecnologia é um dos principais eventos do primeiro semestre para se pensar, discutir e construir conhecimento sobre o papel dos jogos digitais e sua influência na sociedade. Nesta edição, que tem inscrição gratuita, o tema “A Oportunidade é Agora”, tem como foco dar visibilidade a produção dos alunos, prover espaços para empresas avaliarem os portfolios dos alunos do curso de jogos Digitais e discutir os desafios dos novos desenvolvedores. Troca de experiências, feedback de jogos e segmentos de mercado são alguns dos temas que serão debatidos durante o evento.
Público-alvo
Acadêmicos do Curso de Jogos Digitais e áreas relacionadas (TI, Design, Artes Visuais e Comunicação), empresários e pesquisadores em áreas relacionadas com games.
Agende-se
Período: 19 de maio de 2017
Horário: Das 9h às 22:30h
Carga horária: 13h
Inscrição: Inscrições até o dia 19/05 (inscrição gratuita)
Certificação: Certificado de horas complementares.
Local: Auditório do Prédio Azul | Câmpus II
Trabalhos
Inscrição de trabalhos: O período de inscrições para o envio do resumo é até o dia 10 de maio de 2017.
Lista de aceites: O resultado da avaliação será publicado no site do evento no dia 14 de maio de 2017.
A data limite para a submissão dos trabalhos completos é dia 19 de maio de 2017
Chamada de Trabalhos
VisualizarModelo resumo
VisualizarMostra de Jogos
A mostra de jogos 2017, tem como objetivo servir de vitrine para a produção dos alunos e ex-alunos, do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale. Além do espaço de apresentação para o público do Gamepad 2017, profissionais da área de jogos vão eleger um vencedor da mostra de jogos 2017.
Regulamento - Mostra de Jogos
VisualizarProgramação
Workshops
Horário | Atividade | Ministrante | Local |
Das 9h às 10h | Introdução a Shaders | Tiago Raguze | Sala 304B do Prédio Amarelo |
Das 9h às 10h | Desenvolvimento de Portfólio para profissionais Criativos (1h) | Bernardo Benites | Sala 304C do prédio Amarelo |
Das 10h às 11h | Voice Acting e Localização para Jogos Digitais | Giovane Webster | Sala 304C do prédio Amarelo |
Das 10h às 11h | Criação de Assets para Plataformas Mobile (1h) | Richard Nunes da Silva | Sala 304B do prédio Amarelo |
Das 11h às 12h | Escultura Digital no Zbrush | Tiago Zenobini | Sala 304C do prédio Amarelo |
Das 11h às 12h | Desenvolvimento criativo para jogos complexos (1h) | Paulo Ricardo Barros | Sala 304B do prédio Amarelo |
Atividade 1
Horário | Atividade | Local |
13h45min | Abertura oficial | Auditório prédio Azul |
Das 14h às 16h | Mostra de Jogos | Auditório prédio Azul |
Das 16h30min às 17h30min | Portfolio Review | Salas 304A e 304B do prédio Amarelo |
Das 16h30min às 17h30min | Construtos Digitais: gestão da informação para a Indústria Criativa(1h) | Auditório prédio Azul |
Das 17h30min às 19h | Portfolio Review | Salas 304A e 304B do prédio Amarelo |
Das 17h30min às 19h | Esportes Eletrônicos de A a Z (1h 30min) | Auditório prédio Azul |
Palestras
Horário | Atividade | Ministrante | Local |
Das 19h30min às 19h45min | Divulgação e lançamento do projeto de Desenvolvimento de Novas Mídias para Educação em Saneamento Ambiental | João Batista Mossmann | Auditório prédio Azul |
19h45min | Palestra Imgnation | Orlando Fonseca Júnior | Auditório prédio Azul |
Das 19h45min às 20h50min | Palestra Izyplay | Everton Baumgarten Vieira | Auditório prédio Azul |
Das 20h50min às 21h40min | Palestra Cupcake | João Vítor de Souza | Auditório prédio Azul |
21h40min | Encerramento e resultado da Mostra | Edh Müller e Guilherme T. Schneider | Auditório prédio Azul |
Portfolio Review
O Portfolio Review trata-se de uma oportunidade para os alunos de Jogos Digitais mostrarem seus trabalhos para algumas das principais empresas de games do estado. Serão encontros individuais, diretos entre aluno e representantes das empresas, nas dependências dos laboratórios do Curso de Jogos Digitais. Desta forma, permite que o aluno receba um feedback direto de profissionais experientes do mercado, e quem sabe, uma oportunidade futura de trabalho.
Regras gerais para participação
- O participante, no ato da inscrição no evento, deve indicar se deseja participar do Portfolio Review. Não há taxa de inscrição.
- São elegíveis de participar, exclusivamente: Atuais alunos e egressos do Curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale.
- Após a inscrição, o aluno deverá comparecer ao evento, que acontecerá no dia 19 de maio, e participar de uma chamada às 12:00hs na sala 304C do Prédio Amarelo, Campus 2. Esta chamada serve para confirmar que o aluno irá participar do Portfolio Review. A ordem de chamada seguirá a ordem de inscritos no website: quem se inscrever primeiro, será também chamado primeiro.
- No ato da chamada, o aluno deverá escolher a(s) empresa(s) disponível (is) para mostrar seu portfolio, e selecionar o período de tempo desejado para cada encontro.
- O número de encontros disponíveis para cada aluno será definido no local, tendo em vista o número de participantes e o número de empresas.
- Os encontros de Portfolio Review acontecerão nas salas 304A e 304B do prédio amarelo, entre 16:30hs e 19:00hs, contendo 10 períodos de tempo, de 15 minutos cada: 16:30, 16:45, 17:00, 17:15, 17:30, 17:45, 18:00, 18:15, 18:30 e 18:45.
- Cada participante deverá ter até 15 minutos para mostrar seu portfolio. Estes 15 minutos serão controlados pela organização do evento. É de total responsabilidade do participante a apresentação de seu portfolio dentro do prazo estipulado. A comissão organizadora não se responsabilizará por quaisquer incidentes que possam eventualmente ocorrer no decorrer dos encontros, que possam impossibilitar parcialmente ou totalmente a apresentação dos trabalhos.
- A inscrição no Portfolio Review implica na concordância e na aceitação de todas as regras acima supracitadas.
- Casos omissos deverão ser abordados diretamente com a comissão de organização do evento.
- A comissão organizadora do evento tem plenos poderes de resolver quaisquer questões referentes ao Portfolio Review, estando aqui previstas ou não.
Palestrantes
João Vítor de Souza
Empresa: Cupcake
Graduado em Jogos Digitais pela Unisinos, João Vítor é fundador e CEO da Cupcake Entertainment. A Cupcake desenolve jogos F2P e tem como principal público mulheres com mais de 35 anos. A missão da Cupcake é ser a número 1 do mundo no segmento de casual brain puzzles games. Foram acelerados pelo Game Founders e pelo Start-Up Chile, e em fevereiro desse ano receberam investimento de US$1 milhão.
Everton Baumgarten Vieira
Empresa: Izyplay:
Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Durante oito anos atuou como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerce o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participou da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Área de interesse e especialização em Game Design e Inteligência Artificial.
Orlando Fonseca Júnior
Empresa: IMGNATION
Formado em Desenho Industrial na UFSM, e especializado em jogos digitais pela PUC-RS, é o fundador da IMGNATION Studios, e em 2017 completa 10 anos de indústria de jogos, tendo trabalhado em dezenas de projetos.
Workshop
Introdução a Shaders
Ministrante: Tiago Raguze
Mestre em Design pela UFRGS, Pós-graduado em MBA Comunicação Estratégica e Branding pela Universidade Feevale e graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Unisinos. Atua há mais de 7 anos na indústria de Jogos Digitais, tendo participado em projetos nacionais e internacionais. Trabalhou na Ubisoft como programador de gameplay e na Ludema Game Studio como programador líder. Hoje é docente na Universidade Feevale pelo curso de Jogos Digitais, pesquisador sobre desenvolvimento de Jogos Digitais, Realidade Virtual e Esportes Eletrônicos.
Desenvolvimento criativo para jogos complexos
Ministrante: Paulo Ricardo Muniz Barros
Doutorando em Computação Aplicada na Universidade do Vale dos Sinos, Mestre em Ciências da Saúde: Educação e Informática em Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2013), Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Feevale (2009). Atualmente é Docente na Universidade Feevale e Arquiteto de Software na RJM Informática Ltda, atuando com novas tecnologias, desenvolvimento de software e ministrando disciplinas ligadas ao desenvolvimento de Software/Jogos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, Simuladores virtuais e Jogos sérios.
Criação de Portfolios para Criativos
Ministrante: Bernardo Benites
Graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, atua como freelancer desde então na área de criação, ilustração, animação e teatro. Trabalha na área de pesquisa científica e desenvolvimento de jogos no Laboratório de Objetos de Aprendizagem do curso de Jogos Digitais.
Game Áudio
Ministrante: Giovane Webster
Sound Designer, DJ e Produtor Musical. Com projetos importantes no currículo, Giovane é formado no Curso Superior de Jogos Digitais da Feevale e pesquisador na área de Games e Música. Atua no audiovisual para Games desde o início da graduação dentro da universidade, sempre convidado por desenvolvedores para criar trilhas sonoras e efeitos para inúmeros projetos de som, totalizando 16 jogos completos em 5 anos. Atualmente na Aquiris Game Studio além de atuar com áudio em games, também é responsável por vídeos para marketing (teasers e trailers) e gestão de projetos. Trabalhou em títulos como A Grande Guerra de Pegadinhas do Regular Show e atualmente em jogos próprios do estúdio, como Horizon Chase e Ballistic Overkill.
Arte para Mobile
Ministrante: Richard Nunes Da Silva
Game Designer com jogos publicados em uma variedade de plataformas (PC, Kinect, iOS e Android). Nos últimos 5 anos adquiriu experiência em várias áreas de design, especialmente Game Design, Modelagem 3D e UX / UI. Entre 2012 e 2015 lecionou sobre modelagem 3D e Unity para grupos de estudos na área de games.
Atualmente trabalha na Universidade Feevale, onde desenvolve jogos e projetos educacionais utilizados como ferramentas pedagógicas em diversos cursos da instituição. Participou como game designer em jogos como Lucro S.A, Geração Água e As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço, sendo alguns projetos premiados em eventos como o CAVA (Conferência Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos), CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação) e LACLO (Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem).
Escultura Digital
Ministrante: Tiago Zenobini
Graduado pelo Curso superior em Jogos Digitais pela Feevale. Participação em 19 jogos em quatro anos, entre eles 5 jogos para Ludum Dare, 1 jogo para SBGames Jam, tendo ainda 3 jogos premiados como o melhor jogo. Atuou por dois anos como artista generalista e designer de personagens pela Revolver Game Studio. Atualmente trabalha como assistente de Arte 3D na Aquiris Game Studio
Realização
Coordenação: Alessandro Peixoto de Lima, Eduardo Fernando Müller, Guilherme Theisen Schneider e João Batista Mossmann
Promoção e Organização: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | ICSA – Curso de Jogos Digitais.