Apresentação
O GAMEPAD 2019 – Seminário de Games e Tecnologia é um dos principais eventos do primeiro semestre para pensar, discutir e construir conhecimento sobre o papel dos jogos digitais e sua influência na sociedade. Nesta edição, que tem inscrição gratuita, tem como foco dar visibilidade à produção dos alunos, prover espaços para empresas avaliarem os portfolios dos alunos do curso de Jogos Digitais e discutir os desafios dos novos desenvolvedores.
Troca de experiências, feedback de jogos e segmentos de mercado são alguns dos temas que serão debatidos durante o evento.
Agende-se!
Público-alvo: acadêmicos do curso de Jogos Digitais, Design de Animação e áreas relacionadas (TI, Design, Artes Visuais e Comunicação), empresários e pesquisadores da área de games.
Dia: 17 de maio de 2019.
Horário: sexta-feira, das 9h às 22h.
Local: Universidade Feevale – Câmpus 2, Auditório do prédio Azul.
Certificação: Não haverá certificação.
A inscrição no Gamepad é obrigatória para inscrição na Mostra de Jogos e Portfolio review.
Programação
Horário | Workshop | Ministrante | Local |
9h - 10h | Character Design no Zbrush | Tiago Zenobini | Auditório prédio Azul |
10h - 11h | Game Audio Talk: As vozes em Ballistic Overkill | Giovane Webster | Auditório prédio Azul |
11h - 12h | Design de Narrativa para jogos | Klos Cunha | Auditório prédio Azul |
Horário | Atividade 1 | Responsável | Local |
13h30min - 14h | Abertura oficial e Adjogos | Edh | Auditório prédio Azul |
14h -16h | Mostra de Jogos | Guilherme | Auditório prédio Azul |
16h -16h 30min | Intervalo | ||
16h30min - 17h30min | Portfolio Review | Edh | Auditório prédio Azul |
17h 30min - 19h | Portfolio Review | Edh | Auditório prédio Azul |
Horário | Palestra | Ministrante | Local |
19h 30min - 20h45min | Hype Animation: O desenvolvimento de Tainá e os Guardiães da Amazônia | Fabiano Pandolfi e Maurício Brunner | Auditório prédio Azul |
20h45min - 22h | Aquiris: Quero fazer jogos, e agora?! | Vitor Moura, Walisson Costa, Bruno Cicanci, Raphael Baldi e Giovane Webster | Auditório prédio Azul |
22h - 22h15min | Encerramento |
Portfolio Review
O Portfolio Review trata-se de uma oportunidade para os alunos de Jogos Digitais e Design de Animação mostrarem seus trabalhos para algumas das principais empresas de games e animação do estado. Serão encontros individuais, diretos entre aluno e representantes das empresas, nas dependências dos laboratórios do Curso de Jogos Digitais. Desta forma, permite que o aluno receba um feedback direto de profissionais experientes do mercado, e quem sabe, uma oportunidade futura de trabalho.
Regras gerais de participação no Portfolio Review:
1- A pessoa que deseja participar do Portfolio Review precisa estar primeiramente inscrito no evento Gamepad 2019 – www.feevale.br/gamepad2019. A inscrição no evento irá gerar um número de inscrição, e esse número deverá ser utilizado para a inscrição no Portfolio Review.
2- São elegíveis de participar, exclusivamente: Atuais alunos e egressos do Curso de Jogos Digitais e de Design de Animação da Universidade Feevale.
3- Após a inscrição, o aluno deverá comparecer ao evento, que acontecerá no dia 17 de maio, e participar de uma chamada às 12:00hs na sala 304C do Prédio Amarelo, Campus 2. Esta chamada serve para confirmar que o aluno está apto a participar do Portfolio Review. A ordem de chamada seguirá a ordem de inscritos no website: quem se inscrever primeiro, será também chamado primeiro.
4- No ato da chamada, o aluno deverá escolher a(s) empresa(s) disponível (is) para mostrar seu portfolio, e selecionar o período de tempo desejado para cada encontro.
5- O número de encontros disponíveis para cada aluno será definido no local, tendo em vista o número de participantes e o número de empresas.
6- Os encontros de Portfolio Review acontecerão no terceiro andar do prédio amarelo, entre 16:30hs e 19:00hs, contendo 10 períodos de tempo, de 15 minutos cada: 16:30, 16:45, 17:00, 17:15, 17:30, 17:45, 18:00, 18:15, 18:30 e 18:45.
7- Cada participante deverá ter até 15 minutos para mostrar seu portfolio. Estes 15 minutos serão controlados pela organização do evento. É de total responsabilidade do participante a apresentação de seu portfolio dentro do prazo estipulado. A comissão organizadora não se responsabilizará por quaisquer incidentes que possam eventualmente ocorrer no decorrer dos encontros, que possam impossibilitar parcialmente ou totalmente a apresentação dos trabalhos.
8- A inscrição no Portfolio Review implica na concordância e na aceitação de todas as regras acima supracitadas.
9- Casos omissos deverão ser abordados diretamente com a comissão de organização do evento.
10- A comissão organizadora do evento tem plenos poderes de resolver quaisquer questões referentes ao Portfolio Review, estando aqui previstas ou não.
Regulamento
Regulamento | Mostra de Jogos
VisualizarMinistrantes
Tiago Zenobini
Graduado pelo curso superior em Jogos Digitais pela Feevale. Participação em 19 jogos em quatro anos, entre eles 5 jogos para Ludum Dare, 1 jogo para SBGames Jam, tendo ainda 3 jogos premiados como o melhor jogo. Atuou por dois anos como artista generalista e designer de personagens pela Revolver Game Studio, atualmente exerce o papel de diretor de arte da empresa. Trabalhou como artista 3D e artista técnico na Aquiris Game Studio por 2 anos e meio. Atua também com o mercado de estátuas colecionáveis.
Giovane Webster
Sound Designer e Produtor Musical, Giovane é mestre em Indústria Criativa e formado no Curso Superior de Jogos Digitais. Pesquisador na área de Games e Audiovisual, atua como sound designer há 10 anos. Atualmente, na Aquiris Game Studio, além de atuar com áudio, também é responsável por vídeos para marketing (teasers e trailers) e gestão de projetos. Trabalhou com os jogos próprios do estúdio, Horizon Chase Turbo (PS4/PC) e Ballistic Overkill (PC) e na mais recente parceria entre Aquiris / Warner Bros / Scopely, Looney Tunes: World of Mayhem.
Klos Cunha
Atuou como Lead Game Designer da Samsung SIDIA, onde dirigiu Angest e Dead Body Falls, vencedores de Melhor Narrativa 2017 e 2018, e Melhor Jogo de Realidade Virtual da SBGames 2017. Co-fundador da Otus Games Studio e diretor criativo do jogo Fifth Apartment, jogo vencedor da Mostra de Arte SBGames 2015. Atuou como Game Designer e Producer na Behold Studios no Galaxy of Pen & Paper, vencedor do Melhor Jogo da SBGames 2017.
Palestrantes
Vitor Moura
Formado em Educação Artística com Ênfase em Computação Gráfica e Multimídia em 1999 pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, atua na area de desenvolvimento de jogos no mercado nacional e internacional desde 2007, participou de jogos desenvolvidos para Nintendo DS e Switch, PC, Xbox, PS4 e dispositivos moveis, além de projetos de simulação em real-time e realidade aumentada.
Walisson Costa
Formado pela UFMG em Artes Visuais com habilitação em cinema de animação trabalha ha 10 anos com animação para jogos digitais participou da produção de títulos para PSP, PS3, PS4, PC e mobile.
Bruno Cicanci
Formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Jogos. Trabalha com desenvolvimento de jogos há 9 anos e já passou por estúdios como Glu e Electronic Arts, e atualmente é lead programmer na Aquiris. Há 10 anos mantém um blog sobre desenvolvimento de jogos (gamedeveloper.com.br).
Maurício Brunner
Tem mais de 10 anos de experiência no mercado audiovisual. Atuou como editor de vídeo no programa de esportes "Adrenalina", veiculado no canal Futura e Globo Internacional. (2006 a 2010). Foi instrutor de vídeo digital na WOC (centro autorizado Adobe). (2010 a 2016). Trabalhou como animador para o série "Pandorga", da TVE. (2013). Participou como artista de layout na série "Dino Aventuras", exibido no canal Disney Channel em 2015. Passou a supervisor de layout na segunda temporada da série "Dino Aventuras". Foi supervisor de produção na série "Tainá e os guardiões da Amazônia", exibido nos canais Nick e Nick Jr.
Fabiano Pandolfi
Arquiteto (UFRGS), pós-graduado em Cinema Expandido (Puc-RS), atualmente é Diretor de Animação e Coordenador de Layout da Hype.cg.
Entre outros projetos, dirigiu a animação da segunda temporada da série “Dino Aventuras” para a Disney, da primeira temporada da série “Tainá” para a Nickelodeon, do longa-metragem "Até que a Sbórnia nos Separe", da Campanha dos monstrinhos da RBS tv "A Educação é a Melhor Herança, Cuide das Crianças" e do curta-metragem “Castillo y el Armado”, que esteve entre os finalistas para as cinco vagas de melhor curta animado do OSCAR 2016.
Atualmente, é diretor de Animação da série "Guitar & Drum" em uma parceria entre a Hype e a chilena Punk Robot.
Investimento
Evento gratuito.
Realização
Coordenação: Eduardo Fernando Müller, Guilherme Theisen Schneider e Alessandro Peixoto de Lima
Promoção: Universidade Feevale – ICCT – Curso de Jogos Digitais
Organização: Laboratório de Produção de Jogos